Menu de Notícias

por Interlegis — publicado 13/05/2015 08h45, última modificação 08/03/2023 20h30
Notícias e novidades sobre atividade parlamentar

Aqui você consegue acompanhar todas as notícias que envolvem a Câmara Municipal de Guaraí

Câmara de Guaraí retoma atividades na segunda-feira, 5 de agosto, com novo calendário de sessões

por Ascom Câmara Mun. Guaraí — publicado 01/08/2019 15h05, última modificação 01/08/2019 15h09
Sessões que eram realizadas durante a primeira semana do mês ocorrerão na primeira segunda-feira do mês e toda terça-feira de cada semana.
Câmara de Guaraí retoma atividades na segunda-feira, 5 de agosto, com novo calendário de sessões

Prédio da Câmara Municipal de Guaraí

Após o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Guaraí inicia as atividades parlamentares na próxima segunda-feira, 5 de agosto, a partir das 9 da manhã. A novidade no retorno dos vereadores ao trabalho em plenário e a mudança no calendário de sessões, alterado por meio de projeto de resolução de autoria do presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior (PV), aprovado no semestre passado.

Agora, as sessões que eram realizadas durante a primeira semana do mês ocorrerão na primeira segunda-feira do mês e toda terça-feira de cada semana. O horário de início da sessão continua sendo às 9 horas.

O chefe do Legislativo explicou que a mudança visa modernizar a gestão parlamentar e facilitar a participação popular. Para ele, o novo formato de sessões vai dá mais tempo aos vereadores para melhor avaliarem e deliberaram cada matéria (projeto de lei, requerimento, moção, entre outros) recebida e facilitará a participação da população, que poderá dar sugestões, fiscalizar e contribuir com o desenvolvimento de Guaraí.

“Com essa mudança, os vereadores de Guaraí esperam maior participação dos moradores. Aguardamos que venham dar suas opiniões e nos ajudem a legislar em prol do melhor para nossa cidade”, concluiu Saboinha Júnior.

                                                                      

 

 

 

 

 

 

 

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA ULTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO SEMESTRE

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 29/06/2019 11h20, última modificação 01/07/2019 10h10
Última sessão ordinária do semestre é marcada por intenso trabalho Legislativo

As Sessões Ordinárias neste mês de junho, que aconteceram entre os dias 24 e 28, foram marcadas por muitos embates e discussões acaloradas más também, com aprovações em segundo e última votação de muitas proposituras /projetos. Na última sessão ordinária do semestre, realizada ná manhã desta sexta-feira, antes do recesso Legislativo, os Parlamentares de Guaraí, aprovovaram vários Requerimentos, Moções de Aplausos e de Pesar, Resoluções e 09(nove) projetos, que estavam tramitando na Casa, dentre eles a Lei que estabelece as diretrizes para a criação do Programa Guaraí Solar, que vai incentivar o desenvolvimento tecnológico, ao uso e instalação de sistema de conversão e/ou aproveitamento de energia solar em nosso municipio.

Embora a Câmara vá entrar no período de recesso Legilastivo, os funcionários, o presidente da Casa, bem como os demais vereadores, permaneceram a disposição da comunidade, apenas deixarão de ser realizadas Sessões Ordinárias. Entretanto, caso seja necessário, Sessões Extraordinárias podem ser convocadas  pelo presidente da câmara,  e até mesmo durante o recesso de julho,  por iniciativa do prefeito ou por dois terços dos vereadores. Os vereadores não recebem pagamento por participação em sessão extraordinária.

As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Guaraí, que agora estão sendo transmitidas ao vivo pela Internet, através do Fecebook, que até agora aconteciam sempre de forma ininterrupta, na primeira semana de cada mês, sofrerão alteração, "serão realizadas na primeira segunda feira do mês na primeira semana, nas demais todas as terças-feiras quando o mês possuir 05 semanas, no caso do mês que possuir 04 semanas, será terça-feira e quinta-feira em uma das semanas", conforme  PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 002, de 03 de Junho de 2019, que aprovou o Calendário das Sessões Legislativas Ordinárias do segundo semestre da Câmara Municipal de Guaraí de 2019. De conformidade com disposto no artigo 24, IV da Lei Orgânica Municipal, conjugada com o caput do art. 118 do Regimento Interno da Casa.

Lembramos que todos os projetos objeto da Ordem do dia/Pauta de Votação, que foram aprovados em dois turnos da semana de Sessões Ordinárias de junho, seguem para serem sancionados pela Prefeita de Guaraí, e, estão a disposição dos interessados no endereço eletrônico: https://sapl.guarai.to.leg.br/. A saber

 -PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 011/2019 - Poder Executivo "ALTERA O ARTIGO 1º DA  lEI MUNICIPAL 011/2019, QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS";

-PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 012/2019 - Poder Executivo "DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO -COMTUR- QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS";

-PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 013/2019 - Poder Executivo " DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DO ART. 2º DA LEI MUNICIOPAL 662/2017, QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS";

-PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 014/2019 - Poder Executivo "DA DENOMINAÇÃO DA ACADEMIA DA SAÚDE DO SETOR JARDIM BRASÍLIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS";

-PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR 018/2019 - Poder Executivo "DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DO ART. 3º, CAPUT DA LEI COMPLEMENTAR Nº 007/2017, ACRESCENTANDO OS INCISOS VI E VII E ALTERANDO § 3º, QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS";

-PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 009/2019 - Poder Legislativo " CRIA O PROGRAMA GUARAÍ SOLAR PARA INCENTIVOS AO USO, APROVEITAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE ENERGIA SOLAR EM NOSSO MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS";

-PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 010/2019 - Poder Legislativo " AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A REALIZAR CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS NO MUNICÍPIO DE GUARAÍ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS";

 -PROJETO DE RESOLUÇÃO 002/2019 - Poder Legislativo " QUE APROVOU O CALENDÁRIO DAS SESSÕES LEGISLATIVAS ORDINÁRIAS DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÍ-TO"

Informativo: adiamento de Sessão Ordinária

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 06/06/2019 11h23, última modificação 06/06/2019 11h23
As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Guaraí-TO, relativas ao mês de junho de 2019, foram adiadas.

Atendendo a um consenso entre os Vereadores, a mesa diretora da Câmara Municipal de Guaraí-TO, informa que as Sessões Ordinárias do mês de Junho, que iriam ser realizadas na primeira semana, foram marcadas para terem início, dia 24 de junho ás 09:00hs.

As sessões parlamentares foram reagendadas oportunamente, para não coincidir com   a realização da  30ª EXPOGUARAÍ, que  acontece este ano no período de 31 de maio à 09/06/2019. 

Curso de Gestão e Técnicas Legislativas

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 23/05/2019 12h15, última modificação 24/05/2019 08h15
Vereadores e servidores participam de curso de aprimoramento e qualificação de Gestão Legislativa.

 

A Câmara Municipal de Guaraí, participou do  “CURSO GESTÃO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL E TÉCNICAS LEGISLATIVA”, promovido pelo ICOGESP  - Instituto de Consultoria e Gestão Pública.  O curso que teve 16 horas de carga horária, aconteceu nos dias 21 e 22 de maio de 2019, em Palmas-TO, e contou com a participação do presidente Sabóia Junior, dos vereadores Gercival Lopez, Gleidson Bueno e Walter Medeiros e também da secretária administrativa Thatiane Lima.

Desde que assumiu a Presidência da Casa em janeiro de 2019, o vereador Sabóia Junior vem procurando desenvolver uma gestão moderna e atualizada, buscando aprimorar o conhecimento e capacitação de Parlamentares  e colaboradores do Legislativo municipal. Com esse intuito, tanto os vereadores como os assessores, estão participando e se qualificando em cursos e congressos oferecidos por entidades especializadas em consultorias e prestações de serviços técnicos nas áreas de Direito e Administração Pública, com ênfase no papel e nas atribuições do Poder Legislativo.

Conforme o entendimento de Sabóia Junior, “quando a instituição se preocupa em desenvolver as habilidades e competências de sua equipe, ela passa a ser vista mais do que como um ambiente de trabalho pelos seus integrantes, más também como um local de aprendizagem e desenvolvimento. O modo como os colaboradores de uma organização se sentem, reflete diretamente nos seus resultados. Por mais que a mesa diretora trabalhe com ideias modernas e tenha objetivos bem planejados, se não houver capacitação dos parlamentares e colaboradores, os processos, experimentará problemas em diferentes níveis”. Ao acreditar e investir no potencial humano, Sabóia Junior espera, alcançar resultados mais favoráveis e compatível com a  realidade da Câmara Municipal de Guaraí, tendo como base, uma equipe que busca a excelência e,  acima de tudo motivada no cumprimento dos objetivos.

 

 

Sessões Extraordinárias

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 22/05/2019 14h10, última modificação 22/05/2019 14h08
Parlamento guaraiense realiza Sessões Extraordinárias na última sexta-feira, para deliberação de Projetos que tramitavam na Casa.

Atendendo a convocação do  presidente Sabóia Junior, os Parlamentares participaram na última sexta-feira (27/05) de duas Sessões Extraordinárias, com objetivo de deliberar e votar Matérias/Projetos  que ficaram de fora das Pautas Ordinárias do mês corrente.

Vale ressaltar que todos os Edis compareceram,e, após os debates foram apresentados os pareceres das Comissões Permanentes, e em seguida, realizadas as votações que aprovarão em dois Turnos, 03 Projetos, a saber:

- Projeto de Lei Complementar 020/2019 de 06/05/2019 - Poder Executivo QUE: "DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO A LEI MUNICIPAL N". 638/2016, BEM COMO, DA CRIAÇÃO DO PLANO DE AMORTIZAÇÃO DO DÉFICIT ATUARIAL DO RPPS DO MUNICÍPIO DE GUARAÍ/TO DÃ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."

-Projeto de Lei Ordinária 008/2019 de 07/05/2019 - Poder Legislativo QUE: "INSTITUI A ISENÇÃO DA TAXA DE ALVARÁ DE LICENÇA PARA EMPRESAS DE RECICLAGEM, NO MUNICÍPIO DE GUARAÍ-TO, QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"

 -Projeto de Lei Ordinária 009/2019 de 08/05/2019 - Poder Legislativo QUE: "INCENTIVA O APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO MUNICÍPIO DE GUARAÍ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Lembrando aos leitores que todos as Projetos e Matérias estão diponíveis no endereço https://sapl.guarai.to.leg.br/materia/pesquisar-materia

Sessões Extraordinárias em maio/2019

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 22/05/2019 11h57, última modificação 22/05/2019 11h57
Foram realizadas 02(duas) Sessões Extraordinárias na ultima sexta-feira(17/05), para deliberação e votação de matérias que tramitavam na Casa.

Os Parlamentares foram convocados e reuniram-se em 02 Sessões Extraordinárias, nesta sexta-feira (17/05), para apreciação e votação de matérias que ficaram fora das pautas ordinárias deste mês de maio.

Vale ressaltar que todos os Edis compareceram, e após os debates, foram apresentados os Pareceres das Comissões Permanentes, sendo que 03 projetos foram aprovados, a saber:

- Projeto de Lei Complementar 020/2019 de 06/05/2019 - Poder Executivo:  "DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO A LEI MUNICIPAL N". 638/2016, BEM COMO, DA CRIAÇÃO DO PLANO DE AMORTIZAÇÃO DO DÉFICIT ATUARIAL DO RPPS DO MUNICÍPIO DE GUARAÍ/TO DÃ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."

-Projeto de Lei Ordinária 008/2019 de 07/05/2019 -Poder Legislativo: "'INSTITUI A ISENÇÃO DA TAXA DE ALVARÁ DE LICENÇA PARA EMPRESAS DE RECICLAGEM, NO MUNICÍPIO DE GUARAÍ-TO, QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

-Projeto de Lei Ordinária  009/2019 de 09/05/2019 - Poder Legislativo:"INCENTIVO AO APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO MUNICÍPIO DE GUARAI - TO".  

Lembramos que todos as matérias encontram-se a disposição dos leitores no endereço: https://sapl.guarai.to.leg.br/materia/pesquisar-materia

 

SESSÕES ORDINÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÍ MAIO/2019.

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 11/05/2019 11h45, última modificação 21/03/2023 10h24
As Sessões Ordinárias neste mês de maio, que aconteceram entre os dias 06 e 10, foram marcadas por muitos embates e aprovações de muitas proposituras/projetos.
SESSÕES ORDINÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÍ  MAIO/2019.

Administração biênio 2019/2020 - O Poder do Povo

As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Guaraí, que agora estão sendo transmitidas ao vivo pela Internet através do Fecebook, foram encerradas pelo presidente Sabóia Junior, nesta sexta-feira(10), como sempre em clima de paz e harmonia,  e com todos os Parlamentares com sentimento de muita satisfação e contentamento, por uma semana muito produtiva, com vários projetos e proposituras aprovadas, más principalmente, por terem assumido o protagonismo na intermediação do empasse entre SINTET–Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins, em Guaraí e, Poder Executivo, que estava ocasionando a greve/paralização das aulas desde o dia (02/05), próximo passado.

Ainda continuam sob ánalise e aguardando pareceres das Comissões Permanentes, vários Projetos de Leis Ordinárias e Complementares, oriundas do Poder Executivo, que estão sendo estudados para serem pautados nas próximas sessões.

Lembramos que todos os projetos objeto da Ordem do dia/Pauta de Votação, que foram aprovados em dois turnos da semana de Sessões Ordinárias de maio, estão a disposição dos interessados no endereço eletrônico: https://sapl.guarai.to.leg.br/.

 

TRANSMISSÃO VIA FACEBOOK EM TEMPO REAL DAS SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÍ-TO

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 06/05/2019 12h45, última modificação 06/05/2019 12h51
PROBLEMAS TÉCNICOS PREJUDICARÃO A TRANSMISSÃO VIA FACEBOOK EM TEMPO REAL DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÍ, REALIZADA NO DIA DE HOJE (06/05)

Foi implementado pela atual gestão do Presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Sabóia Junior, a transmissão via Internet/Facebook, das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes, bem como de eventos relevantes realizados no Plenário Zeca Noleto. 

Infelizmente em função de problemas técnicos em nossos equipamentos, hoje (06/05), não foi possível a exibição em tempo real, da Primeira Sessão Ordinária do Quarto período do ano de 2019. Já estamos com os técnicos trabalhando no problema, e, a partir da pr[oxima Sessão, retornaremos com a transmissão.

 

 

MARCHA DE VEREADORES EM BRASILIA

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 23/04/2019 12h30, última modificação 23/04/2019 17h23
Vereadores de Guaraí, participarão de mais uma "Marcha de vereadores" em Brasilia, com intuito de buscar conhecimentos e aprimoramento em Gestão Legislativa.
MARCHA DE VEREADORES EM BRASILIA

FOTO: DIVULGAÇÃO DO EVENTO

Todos os vereadores efetivos do parlamento do município de Guaraí, estarão em Brasília, entre os dias 23 à 26 de abril do corrente mês, participando da "Marcha de Vereadores e Vereadoras", evento realizado pela UVB - União dos Vereadores do Brasil. 

A programação que começa hoje as 11:00 hs, vai  tratar de vários temas relacionados a atividades Legislativas, além de  oficializar no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o  "Lançamento da Frente Parlamentar Mista".

Na oportunidade, os  nossos vereadores irãovisitar os representantes do Tocantins, na Câmara dos Deputados e no Senado, para apresentar várias demandas, solicitando Emendas Parlamentares que irão assegurar verbas a serem aplicadas em nosso município.

As palestras que serão ministradas por especialistas de cada área, abordarão assuntos de extrema relevância ao interesse público, e objetiva dar aos participantes uma visão macro do momento que vivemos em nosso país, além de aprimorar a capacitação dos legisladores. Em destaque alguns itens da pauta:

 – Lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento dos Legislativos Municipais

– Auditório da Interlegis – Senado Federal

 – Painel sobre Reforma da Previdência 

– Brasil Sob Nova Direção – Expectativas e Desafios  

– Fórum dos Presidentes das Entidades Estaduais de Vereadores – Brasil Municipalista na visão dos Vereadores

 – Recuperação Fiscal e Financeira dos Estados a partir da Reformada Estrutura da Máquina Pública no Brasil – O Mais novo de eficiência para o Legislativo e o que nos espera para 2020

–  O município e a esperança de um Novo Pacto Federativo

 – Comunicação de Alto Impacto 

 – Eleições de 2020 e a Reforma Política: O que Esperar?

 – Mais Brasil – Por um Novo Pacto Federativo (Reformas Estruturantes – Menos Brasília – Mais Brasil; Pacto Federativo, Reforma       Tributária e Lei Kandir.)

– O ILB / Interlegis e a Modernização do Legislativo.

– Painel: Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão.

– O papel dos Tribunais de Contas e a Transparência.

 

NOVA LEGISLATURA, NOVOS TEMPOS

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 30/03/2019 15h25, última modificação 01/04/2019 07h44
Presidente Jose Wilson Sabóia Neto, mais conhecido como Saboinha Junior, iniciou sua administração à frente do Legislativo em 01 de janeiro de 2019, com o objetivo de fazer uma gestão diferenciada.
NOVA LEGISLATURA, NOVOS TEMPOS

IMAGEM DA ENTRADA PRINCIPAL SEM AS GRADES DE PROTEÇÃO.

Eleito Presidente da Câmara Municipal de Guaraí-TO, para biênio 2019/2020, Saboinha Junior tem procurado desde o primeiro dia a frente da Mesa Diretora, estabelecer uma gestão voltada para o diálogo junto ao Poder Executivo e principalmente junto aos seus Pares. Nas Sessões Ordinárias de fevereiro e março, foram aprovados vários Projetos oriundos do Executivo, bem como Requerimentos e Projetos de Lei elaborados pelos vereadores dessa Casa de Leis. (ver: sapl.guarai.to.leg.br)

Afim de aproximar de forma mais contundente a população de Guaraí com o Poder Legislativo, Saboinha  Junior, determinou e, foram retiradas as grades que cercavam a parte frontal da Câmara, para que o povo tenha livre acesso. Está sendo efetuada a reforma da praça externa que fica em frente a entrada principal do prédio, onde serão instalados novos bancos, restaurado a parte de jardinagem e arborização, além de disponibilização de sinal gratuito de WI-FI, para que todos tenham acesso a Internet  e, com isso facilitar ainda mais aos interessados a inclusão digital.Disse Saboinha "muito embora, a inclusão digital ainda seja um desafio no Brasil, através da democratização do acesso às tecnologias da informação, proporcionaremos além do entretenimento, a inclusão de todos na sociedade da informação é também haverá a possibilidade de simplificar as atividades, maximizar o tempo e as suas potencialidade".

Vale lembrar que apesar da praça, ter se tornado ainda "mais pública", o aspecto da segurança esta sendo respeitado, pois a Câmara Municipal, dispõe de vigias noturno, e dentro em breve, após  ser totalmente revitalizada, a praça será entregue a população, que poderá usufruir de mais um local de lazer e conectado com o mundo via Internet. .

Valeu muito a pena...

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 26/12/2018 16h02, última modificação 26/12/2018 16h02
Mensagem de agradecimento do Presidente.
Valeu muito a pena...

PRESIDENTE DONIZETH MEDEIROS

AFINAL, VALEU MUITO A PENA,                     

 No fim de mais um período legislativo, ao termino dessa minha passagem como Presidente desta Câmara Municipal, na Legislatura 2017/2018, posso afirmar que, passamos muitas dificuldades más, muitos obstáculos foram superados. Gostaria primeiramente de agradecer a Deus, a minha família e aos meus amigos que, nos momentos de desânimo e cansaço, renovaram-me as forças, incentivando a dar continuidade à luta. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida pública cada vez mais consciente e focada em desempenhar da melhor maneira possível o meu dever como vereador. Sigo no permanente caminho estabelecido que “Através de atos simples podemos melhorar a vida do nosso próximo, do nosso bairro, da nossa cidade ou do nosso país. Ao fazê-lo estaremos a contribuir para uma sociedade melhor e mais justa”.

                             Não poderia deixar de registrar os vários embates que enfrentamos e os superamos, com a certeza que oferecemos à nossa Casa de Leis, uma gestão administrativa profícua e politicamente coerente com o desejo de beneficiar o povo guaraiense. Buscando fazer o que é certo do ponto de vista moral e ético, pois associo a política à moral, a honra e a honestidade, tive de aprender (e como isso foi difícil) a lidar com algumas pessoas quem não tem exatamente essas diretrizes. Más, Deus protegeu-me, sem dúvida a lembrar a provisoriedade da minha função diretiva, nestes dois anos de intensa luta e aprendizado. Os objetivos foram alcançados com a responsabilidade que o cargo de presidente exige. A Câmara Municipal encontra-se, em uma situação de equilíbrio que só foi alcançada graças á cooperação de todos os vereadores e dos demais colaboradores. Tivemos avanços que nos deixam realizados e com a sensação de missão cumprida.

                   Aos meus parceiros, vereadores de Guaraí, sejam os aliados ou os opositores por concordância ou por questionamento, deixo os meus agradecimentos, a ambas as bancadas. Todos foram nas dificuldades, compreensivos e solidários às soluções que adotamos, fossem elas favoráveis ou até mesmo quando dificultavam o exercício de seus mandatos. Aos funcionários das diversas áreas de apoio desta Casa, registro de forma contundente os meus mais sinceros agradecimentos pelo esforço, desempenho e dedicação na realização de suas funções.

                  É quando todos os corações estão irmanados no amor, na tolerância, no perdão e na paz entre os homens, independentemente de nações, credos e ideologias, dirijo esta mensagem a todos aqueles de boa vontade desejando-lhes os votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Desejando que todos os vossos sonhos se realizem e que todas as esperanças sejam motivo para continuarmos na luta em busca por dias melhores, mais progresso, prosperidade e muita saúde para todos os guaraienses.

 

Forte Abraço,

Donizeth Medeiros

Vereador

MENSAGEM DO PRESIDENTE

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 20/12/2018 22h14, última modificação 20/12/2018 22h14
MENSAGEM DO PRESIDENTE

PRESIDENTE DONIZETH MEDEIROS

AFINAL, VALEU MUITO A PENA,                     

 No fim de mais um período legislativo, ao termino dessa minha passagem como Presidente desta Casa de leis na Legislatura 2017/2018, posso afirmar que, passamos muitas dificuldades más, muitos obstáculos foram superados. Gostaria primeiramente de agradecer a Deus, a minha família e meus amigos que, nos momentos de desânimo e cansaço, renovaram-me as forças incentivando a dar continuidade à luta. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida pública cada vez mais consciente e focada em desempenhar da melhor maneira possível o meu dever como vereador. Sigo no permanente caminho estabelecido pelos sábios que afirmam “Através de atos simples podemos melhorar a vida do nosso próximo, do nosso bairro, da nossa cidade ou do nosso país. Ao fazê-lo estaremos a contribuir para uma sociedade melhor e mais justa”.

                             Não poderia deixar de registrar os vários embates que enfrentamos e superamos, com a certeza que oferecemos à nossa Casa de Leis, uma gestão administrativa profícua e politicamente coerente com o desejo de beneficiar o povo guaraiense. Buscando fazer o que é certo do ponto de vista moral e ético, pois associo a política à moral, a honra e a honestidade, tive de aprender (e como isso foi difícil) a lidar com algumas pessoas quem não tem exatamente essas diretrizes, não pensam e nem agem sob esses valores. Más, Deus protegeu-me, sem dúvida me lembrando que era provisório a minha função diretiva nestes dois anos de intensa luta e aprendizado. Os objetivos foram alcançados com a responsabilidade que o cargo de presidente exige. A Câmara Municipal encontra-se, em uma situação de equilíbrio que só foi alcançada graças a cooperação de todos os vereadores e dos demais colaboradores. Tivemos avanços que nos deixam realizados e com a sensação de missão cumprida.

                   Aos meus parceiros, vereadores de Guaraí, sejam os aliados ou os opositores por concordância ou por questionamento, deixo os meus agradecimentos, a ambas as bancadas. Todos foram nas dificuldades, compreensivos e solidários às soluções que adotamos, fossem elas favoráveis ou até mesmo quando dificultavam o exercício de seus mandatos. Aos funcionários das diversas áreas de apoio desta Casa, registro de forma contundente os meus agradecimentos pelo esforço, desempenho e dedicação na realização de suas funções.

                  É quando todos os corações estão irmanados no amor, na tolerância, no perdão e na paz entre os homens, independentemente de nações, credos e ideologias, dirijo esta mensagem a todos aqueles de boa vontade desejando-lhes os votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Desejando que todos os vossos sonhos se realizem e que todas as esperanças sejam motivo para continuarmos na luta em busca por dias melhores, mais progresso, prosperidade e muita saúde para todos os guaraienses.

 

Forte Abraço,

Donizeth Medeiros

Vereador

 

Câmara Municipal de Guaraí inicia os trabalhos do segundo semestre de 2018

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 04/08/2018 12h50, última modificação 04/08/2018 12h58
Após recesso, Câmara Municipal retorna as atividades na segunda, dia 06/08/2018, apartir das 09:00 hs da manhã, no Plenário Zeca Noleto.
Câmara Municipal de Guaraí inicia os trabalhos do segundo semestre de 2018

Volta dos trabalhos em 2018

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de vereadores de Guaraí-TO, na pessoa do seu Presidente, Donizeth Medeiros,  tem a honra de convidar toda a comunidade de Guaraí,  para participar da Sessão de reabertura do segundo semestre do período ordinário 2018, ocasião que marca o reinício oficial dos trabalhos da Casa das Leis em 2018, momento de integração e manifestação democrática dos poderes constituídos do município com a sociedade guaraiense.

Após o período das eleições suplementares em nosso Estado, é muito pertinente para os vereadores ouvirem a população, frente aos novos desafios que se acortinam.

Donizeth Medeiros, ressalta sobre a importância em manter uma gestão administrativa e parlamentar buscando o aperfeiçoamento nos poderes. “Temos que vislumbrar constantemente o crescimento justo e que faça o melhor para a comunidade.

Igualmente nesse segundo semestre, espero que nós possamos continuar cumprindo nosso papel de ter escancarada a transparência, sermos independentes e  de comportamento democrático, com diálogo aberto entre os Parlamentares e principalmente com o Executivo. Nossa relação, Câmara municipal e Prefeitura, é baseada no respeito, no mesmo olhar,  para melhorar a qualidade de vida da nossa gente, visando uma cidade melhor para todos. Este é o nosso compromisso com a cidade e com as pessoas que aqui vivem”, sentenciou Donizeth Medeiros.

GUARAÍ, 48 ANOS - Homenagem do Poder Legislativo

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 10/04/2018 09h15, última modificação 10/04/2018 13h28
Oh, Guaraí tão querido, Tu fazes parte da nossa vida.
GUARAÍ, 48 ANOS - Homenagem do Poder Legislativo

Vereadores em Plenário, Homenageando Guaraí

De 06 a 12 de abril, nossa cidade estará comemorando seu aniversário de 48 anos de fundação. Aos Guaraiense de nascimento, aos que adotaram nossa cidade através do coração, aos que já se foram para outras paragens,  aos que estão nascendo, aos que estão chegando, nossos mais efetuosos votos de parabéns. 

Desejamos  um Feliz Aniversário a nossa querida Guaraí! Manifestamos aqui primeiramente o orgulho de nos sentirmos verdadeiros  filhos desta terra, a qual por nada trocaríamos, onde contribuímos  com o nosso trabalho para fazer desta cidade um lugar ainda melhor para se viver.

Sentimos o imensurável orgulho de nossa cidade, de suas belezas, histórias incomparáveis e localização geográfica privilegiada.

Guaraí  é, acima de tudo, um lugar de gente de bem, acolhedora, amiga.

Nossa amada Guaraí está em um processo de desenvolvimento contínuo. Sabemos que não somos os únicos  a se orgulhar de morar aqui. Por isso, dividimos essa alegria com todos vocês que se sentem da mesma forma. Sabemos  que todos os guaraienses, nascidos nessa terra assim como aqueles que a adotaram como sua cidade, zelam por ela e a defendem.

E como  já dizia o escritor e poeta Mario Quintana.

"Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso

Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)
E talvez de meu repouso..."

Feliz aniversário, querida Guaraí! Parabéns pelos seus 48 anos de emancipação política!

Teus filhos:

Donizeth Medeiros, Enival Peres, Davi Rocha, Saboinha Júnior, Gercival Lopez, Walter Medeiros, Gleidson Bueno, Jose Bonfim, Fátima Coelho, Tarcísio Ramos e Mikéias Feitosa. 


ALUNOS DA APAE VISITAM A CÂMARA MUNICIPAL

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 09/04/2018 16h50, última modificação 10/04/2018 13h29
Alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaraí) visitam Câmara e conhecem trabalho dos vereadores.
ALUNOS DA APAE VISITAM A CÂMARA MUNICIPAL

ALUNOS DA APAE EM VISITA NA CÂMARA

Acompanhados de professoras e coordenadoras, cerca de 15 alunos da APAE de Guaraí visitaram a Câmara de Vereadores, na manhã desta segunda feira(09).

O presidente da Casa, Donizeth Medeiros, recepcionou e acompanhou o grupo em um tour por todas as dependências internas e gabinetes dos vereadores. O Parlamentar  que sempre  destacou em seus pronunciamentos  e nas suas falas, a importância do trabalho realizado pela APAE em prol da pessoa com deficiência, o que garante principalmente a inclusão social, dedicou toda sua atenção e carinho para com os convidados.

Bastante animados, os alunos ouviram explicações sobre o trabalho do vereador e aproveitaram também para assistir a simulação de uma sessão no plenário. Ficou evidente que nenhum tipo de deficiência física ou intelectual impede que uma pessoa exerça sua cidadania plenamente. O entusiasmo era evidente em todos os alunos, inclusive, ao final da simulação, uma das alunas,  usou a Tribuna para fazer um discurso em nome dos demais, agradecendo pela oportunidade de estarem alí na Câmara. 

Também esteve presente durante a visita, o vereador Walter Medeiros que revesava com o presidente, nas respostas as diversas perguntas que eram formuladas.

A Coordenadora de Apoio a Inclusão Rosivânia Viana de Oliveira Couto, informou que a visita faz parte das atividades desenvolvidas em sala de aula, onde se ensina aos alunos a importância dos poderes executivo e legislativo, os serviços que são de responsabilidade dos prefeitos e vereadores, que elaboram e executam as leis em prol da comunidade e do município de Guarai.

Como estamos na semana de comemoração ao aniversário de Guaraí,  o presidente Donizeth Medeiros,  convidou a todos os alunos e professores, para se perfilarem em cima da Tribuna e juntos em posição de respeito homenagearam nossa cidade,  cantando o hino de Guaraí.  O  Presidente  e o vereador Walter Medeiros,  representando o Poder Legislativo agradeceu a presença de todos os alunos e destacaram o convite para que todos visitem mais a Casa de Leis, inclusive de preferência, na semana de Sessões onde poderão presenciar os trabalhos e conhecerem de perto os demais vereadores  

 

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 09/03/2018 10h47, última modificação 09/03/2018 10h47
Sessão Solene homenageia o dia internacional da mulher.

Sob o comando da única vereadora eleita para essa legislatura(2017/2010) Fátima Coelho, a Câmara Municipal de Guaraí, realizou na noite do último dia 08/03, uma Sessão Solene para homenagear o dia Internacional da mulher. O evento foi realizado com a presença das esposas, irmãs e avós dos parlamentares, da prefeita municipal  Lires Ferneda, além de várias mulheres representantes de vários seguimentos da comunidade. Depois das manifestações e homenagens, e a entrega de flores, os convidados saborearam um coquetel. 

Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data especial onde em todo o mundo são feitas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas todos os dias do ano. Mais do que uma data comemorativa, o dia 8 de março, dia internacional da mulher é uma data para refletirmos sobre valores e igualdade entre homens e mulheres. 

A mulher é um símbolo sagrado, a imagem da perfeição que cria a vida e se preciso for também a doa. Como mãe semeia a esperança que ilumina o caminho dos filhos. Na imagem de esposa é a perseverança, a base da família onde seu amor se irradia, sua força inebria e antes de mulher seu título deveria ser de rainha. E impossível definir em palavras o que a mulher representa, podemos tão somente concordar com a saudosa Cora Coralina, poetisa goiana que tão bem representou tão bem a mulher quando ela diz:  

"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.(Cora Coralina).

Feliz dia Internacional das mulheres.

Mensagem do Presidente

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 17/12/2017 22h50, última modificação 10/03/2020 13h56
Final de ano, festas, natal, ano novo, momentos de reflexões e a hora de renovar de sonhos e objetivos.

 

Um ano é feito não apenas de dias, semanas e meses, más da colaboração de todos aqueles que estão empenhados no sucesso de uma ideia, um objetivo, de um legado. O ano é feito de Munícipes, Colaboradores, Empresas e Instituições que se dedicam a facilitar e  tornar nosso dia a dia mais simples e,  assim podermos aproveitar de momentos felizes em família como o Natal e Ano Novo! 

Existe um ditado muito popular que diz: "uma andorinha sozinha não faz verão", essa é uma metáfora que pode ser aplicada no universo das Casas Legislativas, seja um pequeno ou um grande município, a administração somente irá prosperar, se houver a colaboração de todos as pessoas e, dos setores envolvidos,  desde as funções e responsabilidades mais simples, quanto as mais complexas, por isso  nossa  Mensagens de Feliz Natal e Feliz Ano Novo vai para todos os  meus Pares de Legislatura, para os colaboradores, para funcionários, para as autoridades e empresas, representando a minha  maneira de agradecer a todos que fazem parte de nossa rotina diária na vida pública,  e que são peças fundamentais para o sucesso da nossa empreitada.

Acreditamos que quando desejamos o bem para uma pessoa esse bem retorna em dobro para quem o enviou, muitas vezes uma simples mensagem de boas festas pode significar algo muito importante para quem a recebe, pode ser entendida como consideração, reconhecimento, agradecimento, sinceridade, afinal, quando falamos de natal e ano novo essas são palavras recorrentes em todos os discursos, então,  compartilhe seus bons momentos com quem realmente é importante para você.

Um dos maiores motivos de orgulho para min  é esse  grupo de funcionários e colaboradores, que se dedicam para o sucesso do nosso mandato, todos representam o alicerce desta Casa.A vocês que me acompanharam durante todo esse ano, que dedicaram seu tempo e amor a nossa causa, quero compartilhar essa mensagem de feliz natal e próspero ano novo.

Ao término deste ano, onde os sentimentos de fé e esperança renovam-se, rogamos a Deus que abençoe todos os vereadores, funcionários, colaboradores e a população de Guaraí. Que nossos caminhos sejam iluminados, que sejam afastandos de todos nós o pensamento de desesperança e de descrédito em nosso semelhante.

Tenhamos força e tranqüilidade para enfrentarmos um novo ano que está por chegar, que nossos sentimentos de coragem, superação e justiça possam estar presentes em nossos novos dias.

Que todos possam  encontrar aquilo que mais deseja de bom para si e para aqueles que vivem em seu círculo familiar e de amizades. Que a luz de Nosso Senhor Jesus, brilhe em seu coração, em sua vida, em sua família e indique um caminho de paz e harmonia.

Feliz Natal e próspero ano novo.

VEREADORES DE GUARAÍ, PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM GOIÂNIA-GO

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 10/11/2017 16h01, última modificação 10/03/2020 14h01
Foi realizado nos dias 09 e 10 de novembro o "120º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais".
VEREADORES DE GUARAÍ, PARTICIPAM DE  SEMINÁRIO EM GOIÂNIA-GO

Políticos de Guarai, sendo homenagiados

Os vereadores Davi Rocha, Fátima Coelho e Gleidson Bueno, foram convidados pelo Instituto  Tiradentes, para participar do "120º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores,  Procuradores Jurídicos, Controladores Internos e Assessores Municipais", que foi realizado em Goiânia-GO, nos dias 09 e 10 de novembro, onde  juntamente com a Srª.  Lires Teresa Ferneda,  Prefeita Municipal de Guaraí-TO, receberam a "Medalha dos Inconfidentes", em reconhecimento a atuação política, alcançado em nosso município. 

"A Medalha dos Inconfidentes é uma honraria especial direcionada a cidadãos que prestam serviços de extrema relevância à sociedade, e exemplo para os demais, inspirados nas virtudes ensinadas pelo herói nacional Tiradentes".

A metodologia utilizada pelos organizadores do evento, para apuração dos vereadores que se destacaram, pode ser vista no yutube (https://www.youtube.com/watch?v=H4TyVZnTXO4)". 

Alem da premiação, nesses Seminários acontecem palestras para estimular e apoiar a iniciativa de ação comunitária e, dessa forma contribuir para a valorização da cidadania, para o aperfeiçoamento da gestão pública segundo os princípios da inovação, da ética e da integridade administrativa. Atualmente o Instituto realiza eventos de capacitação por todo Brasil com o objetivo de qualificar gestores públicos, estimulando o debate entre empresários, políticos e intelectuais de temas pertinentes à administração pública.

Os assuntos debatidos são escolhidos diante da necessidade de se proporem novas agendas de obras políticas afinadas com a realidade brasileira. A fim de exercer sua responsabilidade social para com a sociedade, os vereadores mais atuantes de cada cidade são agraciados com medalhas honrosas durante os seminários.

 "O Instituto tem o compromisso com o pluralismo de opiniões e o debate qualificado de ideias e acredita na democracia como processo de deliberação dos assuntos públicos. Reconhece, sobretudo com as homenagens, o esforço de prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, controladores internos, secretários e assessores municipais em buscar conhecimento para trabalhar em prol da nossa sociedade".

7º Encontro Nacional de Vereadores

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 29/09/2017 11h15, última modificação 29/09/2017 11h13
Parlamentares e servidores da Câmara Municipal irão participar de Curso em Brasilia-DF, para agregar conhecimentos buscando o sucesso no exercício da Vereança.


Vereadores e assessores administrativos, participaram do 7º ENCONTRO NACIONAL DE VEREADORES , que ira realizar-se no período de 04 a 05 de outubro, em Brasília-DF, que terá como tema "O Orçamento Público Municipal" 

Os Vereadores  vão ter uma visão geral sobre o Orçamento Municipal e irá reconhecer, através das palestras que serão apresentadas, que com acompanhamento e estudo do Orçamento, a fiscalização dos atos do Chefe do Executivo (Prefeito Municipal) acontecerá de forma natural e eficiente.

Conforme explanação propagada pela empresa que promoverá o Evento "O objetivo do “7º ENCONTRO NACIONAL DE VEREADORES”, e dar ao Vereador uma melhor compreensão, após estudo sistemático juntamente com seus pares na Câmara Municipal, que com a aprovação do orçamento municipal são efetivadas as ações concretas da Prefeitura na prestação dos serviços essenciais à população."

Na verdade o orçamento municipal é dividido em três peças de planejamento: o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual) e como se tratam de leis municipais, todo o planejamento orçamentário deve ser encaminhado para a aprovação da Câmara de Vereadores. 

É importante frisar que o PPA (Plano Plurianual) que será aprovado ainda este ano, é considerado um “Planejamento Estratégico” quadrienal, ou seja, para quatro anos. É um plano de longo prazo, pois ultrapassa um exercício financeiro. É a soma de todos os programas de governo a serem executados em um período de quatro anos. No primeiro ano de mandato do Prefeito, ele executa o último ano do PPA do Prefeito anterior. O mandato do Prefeito nunca vai coincidir com a vigência do PPA. Portanto, a vigência do PPA sempre se inicia no segundo ano do mandato, prolongando-se até o primeiro ano do mandato subsequente.

Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que será aprovada este ano pela Câmara, estabelece as metas e prioridades da Administração Pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual e dispõe sobre as alterações na legislação tributária. Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO recebeu novas atribuições e tornou-se um instrumento fundamental no processo de planejamento fiscal.

Quanto a Lei de Orçamento Anual (LOA), ela detalha a aplicação dos recursos do município em obras e ações para o exercício seguinte. Ela é elaborada com base nas “Diretrizes, Objetivos e Metas” anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e através das “Metas e Prioridades” contidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), definidos pelo Executivo, a partir de discussões e estudos dos Vereadores e em muitos casos também com a comunidade. Antes de ser sancionada a lei, a proposta orçamentária é analisada pelos Vereadores que podem apresentar emendas ao projeto, de acordo com critérios estabelecidos pela LDO.

Importante lembrar que “Orçamento Participativo” é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de sua cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados no ano, com os recursos do orçamento da Prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

                                                                                                

 



AUDIÊNCIA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUARAÍ-TO

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 19/09/2017 10h10, última modificação 19/09/2017 10h10
Prefeitura irá realizar Audiência Pública para prestação de contas.

Conforme Ofício Circular nº 013/2017, a Prefeitura Municipal de Guaraí, irá realizar á partir das 08:00 horas  da manhã do dia 22/09/2017 (sexta-feira) , no Plenário da Câmara Municipal , Audiência Pública, para a Prestação de Contas referente ao 2º  Quadrimestre de 2017.

O convite para assistir a apresentação, e extensivo a toda a população guaraiense, e a quem possa interessar. Na oportunidade, serão disponibilizados aos presentes todas as informações referentes aos números, serviços e projetos realizados até o momento, pelo Poder Público nesses oito meses de gestão. 

AULÃO BENEFICENTE

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 15/08/2017 09h55, última modificação 02/02/2023 10h11
Auditório da Câmara será utilizado em Evento Beneficente.

A Associação Independente dos Cabos e Soldados e Demais praças do 7º e 3º BPM de Guaraí-TO (ASSICASOL), realizará no próximo dia 19/08, a partir da 14:00 hs, auditório da Câmara Municipal de Guaraí, um Aulão Beneficente, voltado para jovens que estão se preparando para fazer o Concurso da Polícia Militar do Estado do Tocantins, que já está na eminência do lançamento do Edital.

O palestrante será o professor universitário, graduado em Direito Constitucional, especialista em Direito Administrativo Militar, Subtenente da PM-TO, sr. SERGIO NUNNES DOS SANTOS.

OBS: Será cobrado uma taxa de inscrição para custear as despesas com o professor e conversão do valor arrecadado em cestas básicas.

 Maiores informações pelo telefone (063- 3464-3211), E-mail: assicasol.grai@hotmail.com.

ADIADA A SEMANA DE SESSÕES ORDINÁRIAS DO MÊS DE AGOSTO

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 07/08/2017 09h55, última modificação 07/08/2017 09h55
AS SESSÕES ORDINÁRIAS DO MÊS DE AGOSTO ACONTECERÃO ENTRE OS DIAS 21 E 25.

O Presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Sr. Donizeth de Medeiros, oficializou (Ofício Circular nº 009/2017), aos demais Parlamentares e servidores, e avisa a população de forma em geral que, os trabralhos Legislativos neste mês de agosto, acontecerão no período de 21 a 25 do corrente.

Normalmente, as Sessões acontecem na primeira semana útil de cada mês, entretanto como não houve condições de se  realizar algumas manutenções  de equipamentos e instalações do prédio, no recesso de julho, foi tomada essa decisão administrativa adiando o calendário dos trabalhos neste mês de agosto.

A Câmara funcionará normalmente neste periódo, com atendimento ao público das 07:30 às 11:30 hs.

AGENDA CIDADÃ 2017

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 07/08/2017 09h05, última modificação 07/08/2017 09h15
QUATRO ENCONTROS SERÃO PROMOVIDOS ABRANGENDO TODOS OS 139 MUNICÍPIOS TOCANTINENSES.

Entre os dias  17 e 31  de agosto, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) promove a décima edição do Programa Agenda Cidadã, que tem a finalidade de levar orientações a prefeitos, vereadores e servidores quanto às boas práticas da administração pública, bem como oportunizar a participação da comunidade na fiscalização dos recursos. 

Os interessados em participar,  a caravana do programa estará em Palmas -TO no próximo dia 24/08, o evento acontecerá no auditório do TCE/TO, das 08:00 ás 16:00 hs,  onde serão discutidos temas relevantes ligados, principalmente, à área da educação, a exemplo da meta 1, do Plano Nacional de Educação (PNE), cuja finalidade é garantir que todas as crianças de quatro a cinco anos de idade estejam frequentando a sala de aula, além de aumentar a oferta de educação infantil em creches para atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, afirmou que "Há um compromisso dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, com a concretização do PNE. Desta forma, o cumprimento das metas por parte dos municípios tocantinenses será ponto de Auditoria da Corte de Contas".     .

APROVADO O PROJETO DE LEI QUE CONCEDE AUXILIO FINANCEIRO AO "LOBÃO"

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 01/08/2017 12h15, última modificação 01/08/2017 12h17
APROVADO O PROJETO DE LEI 0016/2017 DO CONVÊNIO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL E SPORT CLUB GUARAI.
APROVADO O PROJETO DE LEI QUE CONCEDE AUXILIO FINANCEIRO AO "LOBÃO"

Vereadores cumprimentam diretor do "LOBÃO" Andre Wildner

Sob o comando do presidente desta Casa de Leis e contando com a presença de todos os demais vereadores, foram realizadas na manhã deste 01 de agosto, duas Sessões Extraordinárias para votação do Projeto de Lei 016/2017, datado em 27/07/2017, de autoria do Poder Executivo, que versa sobre "CONCEDE AUXÍLIO FINANCEIRO, MEDIANTE CONVÊNIO, À ASSOCIAÇÃO SPORT CLUB GUARAÍ, QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

O Projeto, que tem o apoio do Poder Legislativo, foi aprovado por unanimidade, e vai destinar ao "LOBÃO" o valor de R$ 83.000,00 (oitenta e três mil reais), que serão repassados em 04(quatro) parcelas, destinadas ao pagamento de despesas geradas no desenvolvimento do Projeto Sport Club Guarai.

A Sessão Extraordinária foi solicitada pela Prefeita Municipal, Srª Lires Ferneda, em caráter de urgência, devido a necessidade de se viabilizar o mais rápido possível o pagamento da primeira parcela, haja visto a inexistência de recursos do clube para arcar com qualquer despesa e, do prazo para inscrever as equipes Sub-19 e a equipe principal do  LOBÃO, no Campeonato do Tocantins, estar se esgotando.

Todos Parlamentares foram unânimes em afirmar da importância de se conceder o  auxílio financeiro ao clube, que representa o nosso município e serve de mecanismo de inclusão social, cultural e educativo.

As sessões e votações aconteceram de forma tranquila, foram acompanhada por alguns presente e funcionários da Casa, e um dos diretores do clube, Sr. André Wildner, so pode comparecer no encerramento do expediente.

Para ver na íntegra o Projeto 016/2017,  visite o endereço " http://sapl.guarai.to.leg.br/"


NOTA DE PESAR - LUTO OFICIAL

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 07/06/2017 13h15, última modificação 10/03/2020 14h04
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAI ESTÁ DE LUTO.
NOTA DE PESAR  - LUTO OFICIAL

LUTO PELO FALECIMENTO DA SRª MARIA MARIANA, MÃE DO VEREADOR DONIZETH MEDEIROS

É com muito pesar, que a Câmara Municipal de Guaraí, em nome de todos os vereadores, assessores e funcionários, comunica que está de luto devido ao falecimento da senhora  Maria Mariana da Costa  Medeiros, mãe do presidente da Casa, vereador Donizeth Medeiros,  que faleceu nesta quarta-feira (07/06) após vários meses de tratamento.

Todos os parlamentares e funcionários da Casa de Leis manifesta suas condolências à família e amigos, na certeza de que Deus os consolará e confortará.

O velório acontece na Capela Nossa Senhora Aparecida,  que fica no Setor Pestana. O sepultamento será no Cemitério Municipal, mas o horário ainda não foi divulgado.

 

JORNADA DE EMPREENDEDORISMO

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 05/06/2017 12h15, última modificação 05/06/2017 14h14
SEBRAE E IESC REALIZA A JORNADA DO EMPREENDEDORISMO VOLTADA PARA A COMUNIDADE EM GERAL E ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
JORNADA DE EMPREENDEDORISMO

JORNA DO EMPREENDEDORISMO

O SEBRAE  em parceria com IESC - Instituto Educacional Santa Catarina, irão realizar no próximo dia 08 de junho, no Plenário da Câmara Municipal uma Jornada de Empreendedorismo. 

O evento que terá início ás 19:30 horas, faz parte do Projeto Integrador do sétimo período do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Guaraí, e tem como objetivo, despertar nos acadêmicos e na comunidade em geral, a importância de empreender. Haverá uma palestra com o gerente regional do SEBRAE, além de uma apresentação teatral e simulações de empreendorismo na prática, desenvolvido pelos alunos.

 O presidente  da Câmara Municipal Donizeth Medeiros, tem procurado atender todos as solicitações para que a população de Guaraí, utilize sempre que possível, as instalações e estrutura da Câmara, para palestras e cursos de interesse da população.   A entrada e franca, e o convite e endereçado a todos os interessados.

MINICURSO NA ÁREA DE SAÚDE

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 02/06/2017 09h55, última modificação 10/03/2020 14h02
Evento tem como público alvo, acadêmicos, enfermeiros, médicos dentre outros profissionais da área de saúde.
MINICURSO NA ÁREA DE SAÚDE

Atualização para prodiossionais da área de saude

Será realizado neste próximo sábado (03/06), com início as 08:00 hs, no auditório da Câmara Municipal de Guaraí, uma palestra ministrada pela médica pediatra Drª. Paula Fabrícia de Carvalho, com o tema "ATUALIZAÇÃO DE NORMATIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA".

O minicurso na realidade será palestra com foco no programa de atualização profissional concebido de forma continuada e constante, com tópicos de importância fundamental na área da terapêutica pediátrica, apresentando pontos controversos e atuais, que serão abordados de forma didática pela Dra. Paula, e será oportunizado aos participantes as discussões e  questionamentos a respeito da realidade das práticas e atendimentos de nossas crianças em Guaraí e regiões.

Maiores informações com Coordenador de Cursos do Instituto Gradual, enfermeiro Marcelo Noronha, pelo telefone (063-98468-2860).

BASA REALIZA PALESTRA DO PROJETO ROTA DO FNO

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 31/05/2017 15h20, última modificação 31/05/2017 15h39
Banco da Amazônia realiza em Guaraí, solenidade de apresentação do Projeto Rota do FNO
BASA  REALIZA PALESTRA DO PROJETO ROTA DO FNO

SEGUINDO A ROTA DO FNO

O Banco da Amazônia realizará no próximo dia 06 de junho, no Plenário da Câmara Municipal de Guaraí, a partir das 14:00 hs, apresentação do "PROJETO ROTA DO FNO",  cujo o objetivo e ampliar o conhecimento sobre uma excelente oportunidade para empreendedores, produtores rurais e empresas de todos os portes, para obter financiamentos com as linhas de crédito  oferecidas pela Instituição, amparadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte- FNO.

Seguindo a "Rota do FNO"

"A Rota do FNO é uma ação promovida pela área comercial do Banco da Amazônia e que objetiva dinamizar a aplicação do FNO através da divulgação das linhas de crédito de forma próxima aos empreendedores de todos os portes e segmentos da cadeia produtiva". 

"Assim, foi traçado um percurso e cronograma de realização dos eventos que ocorrerão em 25 municípios polos de toda a Região Norte, abrangendo os Estados do Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Roraima e Acre. Na oportunidade serão apresentadas as linhas de financiamentos disponíveis para fomentar os negócios do empreendedor individual, agricultor familiar, produtor rural, micro e pequena empresa, bem como, a média e grande empresa, e com destaque para as contratações destinadas a: custeio agrícola e pecuário, capital de giro e aquisição de máquinas e equipamentos, utilizando a metodologia de crédito pré-aprovado".

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAÍ

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 31/05/2017 11h25, última modificação 31/05/2017 11h31
Prefeitura realiza Audiência Pública para prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2017.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAÍ

Prestação de contas do Mun. de Guaraí

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (31/05), no Plenário Zeca Noleto, a Audiência Pública para Prestação de Contas do município de Guaraí, referente ao 1º Quadrimestre de 2017. Este ato e realizado obrigatoriamente a cada 04(quatro) meses, pelas administrações municipais brasileiras, em cumprimento a Lei Complementar nº 131/2009 Art. 9º § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, atendendo ao princípio constitucional da publicidade e da transparência.

A solenidade que contou com a presença dos vereadores Donizeth Medeiros, Gercival Lopez, Enival Coelho, Gleidson Bueno, Walter Medeiros, Davi Rocha e Saboinha Jr, do representante do 7º BPM de Guaraí Boaz Thomé, de todos os Secretários Municipais além de vários membros da comunidade,  foi aberto oficialmente pela excelentíssima senhora Lires Ferneda, Prefeita Municipal,  que agradeceu a presença de todos os presentes. Em seguida foi oportunizado a cada Secretário, e ao Contador sr. Carlos Jose a palavra, para apresentar a situação e os números alcançados por cada pasta, neste primeiros 04 (quatro) meses de gestão.

De forma em geral, ficou claro que as ações e providências nesses primeiros meses de gestão, foram voltados basicamente para organizar a máquina pública. Conforme explanação de cada Secretário, as secretárias foram  encontradas com muitos problemas e obstáculos de natureza administrativa e principalmente financeira. Todos foram unânimes em afirmar que, apesar de todas as dificuldades, o cenário atual apresenta uma melhora significativa e pode se vislumbrar a esperança de recuperação principalmente da credibilidade do Poder Público do  município e Guaraí.

Conforme afirmou o Secretário de Educação Sebastião Mendes, e posteriormente a senhora Prefeita Municipal, Lires Ferneda, " hoje o município de Guaraí, pode receber recursos de todos as naturezas, firmar convênios que venham beneficiar a população e o município, haja visto a regularização/parcelamentos de todas as pendências fiscais e inadimplentes"

No encerramento a Prefeita, voltou a ratificar o compromisso com a transparência de sua gestão, lembrou que neste curto espaço de tempo a frente do Poder Executivo, vale a pena ressaltar ações que Ela considera determinantes para caracterizar o que pode se esperar do seu mandato, tais como " o parcelamento das dívidas que estavam inadimplentes herdadas das gestões; o pagamento de 05 folhas de pagamento dos servidores municipais em 04 meses; o Projeto e Lei aprovado, que autoriza o executivo a contratar financiamento para aplicar os recursos na modernização da gestão de arrecadação pública  e questões fundiárias.

         

 

SICRED REALIZA REUNIÃO NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAI

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 29/05/2017 22h15, última modificação 07/03/2022 15h33
Cooperativismo de crédito ao alcance dos empresários, comerciantes, produtores rurais, profissionais liberais e demais classes trabalhadoras e pessoas físicas de Guaraí e região.
SICRED REALIZA REUNIÃO NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAI

Cooperativa reflete os interesses dos associados

Seguindo o roteiro acordado na primeira reunião realizada em abril próximo passado, foi realizada na noite desta segunda feira (29/05),  no Plenário da Câmara  Mun. de Guaraí, mais uma apresentação do SICREDI - sistema que integra várias cooperativas que contam com o suporte de empresas especializadas em todos os seguimentos  financeiros. As cooperativas que formam o conglomerado, possuem autonomia sobre decisões locais e regionais, além de definir por voto, o futuro da instituição. No Sicredi, as grandes decisões são compartilhadas.

"As assembleias são o ponto alto do modelo de gestão democrática e participativa  do  Sicredi, que consolida as cooperativas de crédito como uma sociedade de pessoas, em que o voto de todos tem o mesmo valor. Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa, de interesse coletivo, ocorrem nas assembleias de núcleo. Juntos, os associados elegem seu representante, que são chamados de coordenadores de núcleo. Cada coordenador tem voto representativo e é responsável por levar as decisões dos associados do seu núcleo para a Assembleia Geral. Na Assembleia Geral, os coordenadores de núcleo levam as decisões previamente votadas em assembleias de núcleo.Quanto maior o envolvimento dos associados, melhores são os resultados do empreendimento coletivo".

Como já havia sido explanado anteriormente, o objetivo principal da palestra além de apresentar o SICREDI, e abrir em Guaraí, ainda esse ano,  mais uma Unidade de Atendimento no Tocantins, para isso,  está sendo feito um estudo de viabilidade técnica e econômica. "O Sicredi é uma das maiores instituições financeiras cooperativas do País".


"O SICREDI oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com crenças diferentes. Acredita que no relacionamento para gerar crescimento, no cuidado com o bem-estar das pessoas no presente e no seu desenvolvimento para o futuro. Ao idealizar e desenvolver produtos e serviços, o Sicredi segue um modelo comercial cooperativo, que transfere o foco de oportunidades de mercado e produtos para as expectativas dos associados. Busca permanentemente adequar formato, preço e canal de conveniência ao momento de vida de cada um dos mais de 3 milhões de associados"

A Reunião foi aberta a todos interessados, e teve a participação de vários seguimentos da nossa população, com destaque para os associados da ACIAG e do Sidicato Rural de Guaraí, além de várias pessoas físicas. No final foi oferecido um "coffee break", a todos os participantes. 

Ações do documento

StevStam
StevStam disse:
17/02/2020 06h04
Levitra 10 Mg Costo http://cheapcialisir.com - Cheap Cialis Comparatif Cialis Prix <a href=http://cheapcialisir.com>Cialis</a> Cialis 10 Mg Prezzo In Farmacia
StevStam
StevStam disse:
26/02/2020 08h05
Propecia Funciona http://buycialisuss.com - Cialis Cod Only Bentyl Where To Purchase <a href=http://buycialisuss.com>viagra vs cialis</a> Cialis Modalita D'Uso
MatOwek
MatOwek disse:
01/03/2020 04h42
Kamagra Direct http://viacialisns.com/# - Buy Cialis Priligy Depliant <a href=http://viacialisns.com/#>generic 5mg cialis best price</a> Cheap Viagra Online Canadian Pharmacy
MatOwek
MatOwek disse:
03/03/2020 16h29
accutane venta online http://cheapcialisir.com - cialis Discounts On Viagara Pharma Rx Online <a href=http://cheapcialisir.com>Cialis</a> Zithromax Urinary Tract Infection
Comentários foram desativados.