Câmara de Guaraí realiza 3ª Sessão Ordinária com destaque para requerimentos verbais e tramitação de projetos

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 16/09/2025 14h54, última modificação 16/09/2025 14h54

A Câmara Municipal de Guaraí realizou nesta terça-feira (16/09) a 3ª Sessão Ordinária do 7º Período Legislativo de 2025, presidida pelo vereador Allanzinho. A reunião iniciou com a leitura bíblica feita pelo vereador Marcelçao, que assumiu a primeira secretária em função na ausência inicial da professora Rita Lopes, em seguida procedeu-se a votação das atas das sessões anteriores.

Logo após, os vereadores apresentaram requerimentos verbais. O vereador Ricardo Gauchin apresentou nota de repúdio contra a empresa BRK, responsável pelo fornecimento de água no município, enquanto o vereador Emanuel Santos apresentou requerimento solicitando apoio à realização do Campeonato Municipal de Guaraí, evento tradicional no calendário esportivo da cidade. Ambas as matérias foram alvos de acalorados debates que obedeceram um consenso de todos os parlamentares.

Durante o expediente, foram lidos e encaminhados às comissões diversos projetos, entre eles propostas sobre o zoneamento urbano, o novo Código de Posturas, o Código de Obras, o Plano de Cargos e Carreiras do funcionalismo público e a Lei Orçamentária de 2026. Também tramitaram matérias de autoria da vereadora Rita Lopes, como o Programa Social “Centro Dia do Idoso”, o Censo Qualificado das Pessoas com Necessidades Especiais e a concessão de diploma de honra ao mérito a servidores municipais aposentados.

Na ordem do dia, teve destaque a apresentação do Projeto de Lei nº 02/2025, de autoria do vereador Emanuel Santos, além da leitura de pareceres referentes a projetos voltados à assistência social e ao reconhecimento de títulos honoríficos.

A Mesa Diretora, através do presidente Allanzinho, pediu mais celeridade as Comissões Permanentes para elaboração dos pareceres,  lembrando que a Casa, está sob risco de ter a Pauta Trancada, caso alguns  Projetos de Leis (Projeto de Lei Orçamentaria 2026) não seja votados urgentemente.

A sessão foi encerrada com o uso da tribuna pelos vereadores inscritos e com a convocação da próxima reunião em data regimental.