Com restrição ao público por conta do COVID-19, Câmara de Vereadores de Guaraí realiza sessão ordinária transmitida ao vivo pelas redes sociais

por mneuma — publicado 31/03/2020 09h23, última modificação 31/03/2020 09h38
SESSÃO ORDINÁRIA SEGUNDA-FEIRA DIA 30 DE MARÇO

SESSÃO ORDINÁRIA - CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÍ

Foi realizada na noite desta segunda feira 30, sessão ordinária na Câmara Municipal de Guaraí em cumprimento ao calendário legislativo mensal. Na ocasião, o parlamento municipal decidiu pela realização com restrições a presença do público em prevenção e combate ao COVID-19.

Durante a sessão foi apresentado duas propostas de iniciativa do Presidente da Mesa Diretora, vereador Saboinha Júnior (Solidariedade). A primeira indica ao Executivo Municipal o pagamento de um abono salarial aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde por serviços essenciais prestados no combate da COVID-19, a ser executado o pagamento pela folha de pagamento suplementar.

“Valorizar o profissional da sáude municipal é valorizar a todos, pois são eles que estão na linha de frente em combate ao CORONAVÍRUS e outras patologias existentes no seu dia dia”, destacou o parlamentar.

Outra iniciativa visando beneficiar os servidores públicos municipais foi indicado pelo presidente ao Executivo Municipal com base na Lei 526/2014. A proposta visa a correção do auxilio alimentação que foi implantado no ano de 2014. De forma que o reajuste deverá acompanhar a economia como correção do salario mínimo e dos índices de inflação anual.

“Por três anos não houve reajuste nesse valor, portanto está mais do que na hora, até para acompanhar a subida dos preços dos alimentos”, pontuou Saboinha Junior (SD).

Na sua justificativa, o Presidente da Casa de Leis de Guarai deixou claro a valorização do servidor e também uma forma de fomentar a economia local.

As duas indicações for aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.

Destaques

O Vereador Walter Medeiros (PSD) indicou ao Executivo Municipal que a verba a ser destinada à merenda escolar municipal seja revertida, temporariamente, em cestas básicas para as famílias de cada aluno da Rede Municipal de Ensino. Em sua justificativa, o vereador defende que há crianças na idade escolar que dependem exclusivamente da merenda como sua única fonte de alimentação diária.

“O Ministério diz que é obrigação do gestor manter o programa de alimentação e o atendimento à saúde, mas o Executivo poderá vai fazer isso de outras formas. O gestor vai decidir como faz. Hoje o dinheiro da merenda não pode ir para nada, a regra é rígida justamente para não haver fraudes, mas em um momento como esse, o mínimo que estamos fazendo é oferecer aos gestores a oportunidade de distribuir”, propôs o parlamentar.

Para o vereador Gercival Lopes (SD), que acompanhou a matéria, é importante que com a suspensão das aulas o ente público garanta que os alunos, na idade escolar, receba o alimento em casa.

“É uma forma de assegurar o alimento a várias crianças e ajudar a fortalecê-las aumentando a sua imunidade para combater o COVID-19”, argumentou o vereador e ex-secretário de Educação Municipal.

Já as vias urbanas receberam indicação do Vereador Tarcisio Ramos (PDT). Ele solicita ao Executivo Municipal para que tome providências, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, quanto a sinalização horizontal e vertical do Setor Aeroporto, devido ao fluxo de pessoas e trânsito intenso no local.

Para Avenida Mato Grosso foi sugerido que fosse dada como mão única de tráfego de automóveis e, ainda, determinar o tempo e horário de carga e descarga e caminhões naquela área.

“Esse pedido é baseado em reclamações de moradores e pessoas que usam a avenida para se locomoverem. Precisamos dar uma resposta a esses cidadãos guaraienses”, pontuou.