VEREADORES DE GUARAÍ, PARTICIPAM DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM BRASÍLIA-DF

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 14/03/2020 12h10, última modificação 14/03/2020 12h13
O curso foi promovido pela Masterlegis, aconteceu de 10 a 12 de março, em Brasília (DF), objetivando formação e qualificação de Parlamentares.
VEREADORES DE GUARAÍ, PARTICIPAM DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM BRASÍLIA-DF

Vereadores participam de Curso em Brasília-DF

Vereadores de Guaraí participaram de curso de formação e qualificação promovido pela Materlegis (Empresa de Consultoria e Treinamento Exclusivo em Assuntos do Legislativo Municipal), no período de 10 a 12 de março, em Brasilia (DF). A entidade tem como intuito fortalecer o Poder Legislativo municipal e buscar qualificação dos vereadores e servidores, bem como, conscientizar para uma atividade parlamentar mais eficaz.

Na ocasião, os vereadores acompanharam varias palestras entre elas “A lei da ficha limpa na visão dos tribunais”; “A participação da Mulher na política do município”; “O que muda nas eleições para vereador em 2020”; “A fixação dos subsídios dos vereadores e demais agentes políticos”.

O encontro teve a participação especial do Dr. Newton Teixeira Carvalho, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Aproveitando a oportunidade, os parlamentares de Guaraí estiveram com lideranças tocantinenses para reivindicar emendas para melhorias no município. Ao deputado federal Carlos Henrique Gaguim (DEM), foi reivindicado uma emenda no valor de R$ 800 mil a ser destinado à pavimentação de ruas e avenidas de Guaraí. Ainda ao deputado Gaguim foi pedido a construção de Academia ao Ar Livre no Jardim Nova Esperança.

Já ao Deputado Osires Damaso (PSC), foi solicitado a construção da quadra poliesportiva no setor São Luis, como ainda a construção de uma ciclovia no setor Nova esperança, que liga a localidade ao centro. Todas as reivindicações são de extrema necessidade para o município, haja visto que são demandas antigas,  e que os parlamentares de Guaraí vem se colocando à disposição da população para resolvê-las.

Ao Senador Eduardo Gomes (MDB) foi solicitado a iluminação da BR-153 no trecho urbano do município. E ainda foi oficializado, junto aos lideres federais representantes do Tocantins, a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade da Beira do Rio.

Com determinação de serem atendidos todos os pedidos que foram oficializados aos deputados e lideranças no Congresso Nacional, e demonstrando união do parlamento guaraiense, todos os vereadores assinaram os pedido encaminhados.

Participaram da formação parlamentar os vereadores Mikeias Feitosa (PL), Enival Peres (PSD), Bonfim Silva (DEM), Gercival Lopes (REPUBLICANOS), Tarcísio Ramos(PSB) e o vereador Davi Rocha (PDT).

O Vereador Mikeias Feitrosa citou a importância da participação na formação em Brasilia, enfatizando ser enriquecedor todo o aprendizado lá adquirido, pois fortalece os trabalhos legislativos e deixa mais claro ainda o papel do vereador. “Solicitamos muitos recursos através de emendas que irão beneficiar o município de Guaraí”, explicou o Vereador.

Por outro lado, o Vereador Gercival Lopes citou a oportunidade como uma chamado à reflexão do importantíssimo trabalho do parlamentar a frente da gestão municipal. Disse que se aprofundaram nos estudos da nova legislação para eleições de 2020. Compreenderam de forma clara a Lei da Ficha Limpa; o importante papel da mulher na política e, ainda, discutiram sobre os subsídios para a próxima legislatura, para vereadores, para prefeito e todo primeiro escalão do Executivo municipal.