Câmara aprova acordo que beneficia Agentes de Saúde e de Vigilância atuantes em Guaraí

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 11/10/2022 16h18, última modificação 11/10/2022 16h18

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde

Em sessão realizada na manhã desta terça-feira (11/10), a Câmara de Guaraí aprovou, após duas votações, um projeto de lei que concede o piso nacional para servidores municipais que atuam como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde. A matéria, apreciada em regime de urgência, é fruto de um acordo extrajudicial e beneficia diretamente 63 trabalhadores.

Intermediação com professores

Ainda durante a sessão, professores que se encontram em greve desde o dia 03/10 voltaram a pedir apoio da Casa de Leis para a intermediação de acordo com a Prefeitura de Guaraí. A classe cobra o cumprimento da lei do Piso Nacional e a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

MP´s aprovadas em definitivo

A Casa aprovou em definitivo duas Medidas Provisórias (MP´s) sobre alterações na estrutura de cargos de confiança do Poder Executivo (Prefeitura), a MP 04/2022 e a MP 05/2022. Por terem força de lei, os textos já estavam em vigor desde julho, mas precisavam do aval dos vereadores para se tornarem efetivos. Os vereadores Maydson Almeida (SD) e Mikéias Feitosa (UB) votaram contra.

Indicações aprovadas em definitivo

Nilo Farinha (PV)

- Indicou a importância de o município firmar convênio financeiro no valor de R$ 6 mil mensais com a Associação Casa do Vira-lata, entidade que cuida de quase 100 animais de rua (cães e gatos) e depende exclusivamente de doações.

Tarcísio Ramos (PDT)

- Solicitou que o município elabore e apresente um estudo de viabilidade financeira e um cronograma de execução de obras visando a pintura da sinalização horizontal de todos os redutores de velocidade instalados em Guaraí.

- Pediu que a Prefeitura de Guaraí, por meio da secretaria municipal componente, atenda a reivindicação de moradores e instale pontos de iluminação em uma ponte de acesso ao Setor Canaã, localizada na Rua Piauí.

Maydson Almeida (SD)

- Solicitou que sejam tomadas providências para a sinalização horizontal (pintura de faixas) do pavimento da Avenida Fortaleza, importante via urbana do perímetro urbano de Guaraí, que recebeu novo pavimento há poucos meses.

Matérias que aguardam votação

Projeto de Lei Complementar 010/2022, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023.

- Projeto de Lei Complementar 19/2022, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que estima as receitas e ainda fixa as despesas para o ano fiscal de 2023.

- Projeto de Lei 09/2022, que dispõe sobre a denominação (nome) da Unidade Básica de Saúde (UBS) reativada na comunidade rural Canto da Vazante.

- Projeto de Lei Complementar 21/2022, que institui o REFIS, para parcelamento e pagamento de débitos vencidos com a Prefeitura de Guaraí até o ano de 2022.

- Projeto de Resolução 04/2022, de autoria da mesa diretora do parlamento, que regulamenta o já existente serviço de Ouvidoria da Câmara Municipal de Guaraí.

- Análise das prestações de contas consolidadas dos ex-prefeitos Francisco Júlio (2016)Profª Lires Ferneda (2017) e Profª. Lires Ferneda (2018).

Matéria retirada de pauta

Medida Provisória 06/2022, que altera uma lei complementar vigente desde 2017, modificando nomenclaturas de cargos de confiança e suas remunerações.

Calendário de sessões (2022/2)

Agosto: 02, 09, 23, 24 e 30/08

Setembro: 01, 06, 13, 15 e 20/09

Outubro: 04, 11, 13, 18 e 25/10

Novembro: 07, 10, 17, 22 e 29/11

Dezembro: 05, 08, 12, 14 e 15/12

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas pelo Facebook ou Instagram, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir à gravação em qualquer tempo. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.