Câmara aprova moção de aplausos para policiais militares que salvaram bebê engasgado em Guaraí

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 15/06/2022 16h06, última modificação 15/06/2022 16h06
Sessão aconteceu nesta quarta-feira

Sessão ordinária desta quarta-feira

A Câmara de Guaraí aprovou na manhã desta quarta-feira (15/06), após votação unânime, uma moção de aplausos, sugerida pelos vereadores Léo Geladinha (PV) e Maydson Almeida (SD), homenageando policiais militares que salvaram um bebê recém-nascido, com apenas 17 dias, fato ocorrido no último dia 20/05.

O bebê, que se chama Isaac, teria engasgado após a amamentação. Ele é filho de Eurivan (bancário) e Maria Helena. Apesar da situação inédita para os envolvidos, este não é o 1º caso de recém-nascido salvo por militares em Guaraí, já que outras duas ocorrências similares foram registradas há quase um ano.

Após receber os primeiros socorros dos policiais, Isaac foi levado para o Hospital Regional de Guaraí (HRG), local onde passou por avaliação da equipe médica de plantão, sendo liberado logo em seguida. Os pais fizeram questão de enaltecer a rapidez durante o atendimento, crucial para que tudo corresse bem.

Requerimentos e Indicações

Ainda durante a sessão foram aprovados alguns requerimentos e indicações. Os pedidos, encaminhados ao Poder Executivo (Prefeitura de Guaraí) e secretarias municipais competentes, cobram solução para demandas da comunidade e sugerem melhorias que poderiam ser implementadas por meio de projetos de lei.

Maydson Almeida (SD)

- Indica a criação do projeto de lei denominado “Juventude Digital”, que tem como objetivo oferecer cursos, capacitações e treinamentos em Guaraí na área de Tecnologia da Informação (TI), ação voltada para jovens com até 24 anos.

- Solicita que o Departamento de Trânsito de Guaraí ou a secretaria municipal competente proceda a instalação de novas sinalizações horizontais e verticais nas vias urbanas, incluindo ainda a instalação de novas placas de trânsito.

Tarcísio Ramos (PDT)

- Requer providências urgentes da secretaria municipal competente em relação a iluminação do entorno da quadra coberta situada no bairro Setor Canaã e ainda do entono da Praça do Povo Laurindo Ribeiro Rocha no bairro Setor Pestana.

- Solicita da secretaria municipal competente a realização da troca, por meio da compra ou remanejamento de veículos em melhores condições de uso para o atendimento das demandas dos servidores atuantes na Vigilância Sanitária.

Ricardo Gauchim (PDT)

- Solicita da secretaria municipal competente a construção de uma ponte de pequeno porte ou então bueiro sobre o Córrego Taquari, área situada próximo ao acesso da propriedade do Seu Francisco, mais conhecido como “Chiquita”.

Moção de aplausos aprovada

- Moção de aplausos para policiais militares que salvaram a vida de um bebê, pedido conjunto dos vereadores Léo Geladinha (PV) e Maydson Almeida (SD).

Projetos que aguardam votação

Projeto de Lei 02/2022, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que autoriza firmar convênio com uma associação de universitários para cessão de ônibus escolar.

Projeto de Lei 05/2022, que autoriza o município de Guaraí a integrar o consórcio intermunicipal Delta Tocantins, visando a gestão de resíduos sólidos.

- Projeto de Lei 06/2022, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que autoriza a alienação de alguns veículos e imóveis integrantes do patrimônio municipal.

Projeto de Lei 08/2022, de iniciativa conjunta dos vereadores Nilo Farinha (PV) e Léo Geladinha (PV), que institui o banco de rações do município de Guaraí.

Projeto de Lei Complementar 010/2022, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023.

Projetos retirados e arquivados

Projeto de Lei Complementar 008/2022, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que autoriza a doação de uma área pública para a Associação Guará Moto Clube.

Obs.: Matéria arquivada devido as vedações impostas no período eleitoral.

Projeto de Lei Complementar 09/2022, de iniciativa da Prefeitura de Guaraí, que autoriza a doação de um terreno para a Igreja do Evangelho Quadrangular.

Obs.: Matéria arquivada devido as vedações impostas no período eleitoral.

Calendário de sessões (2022)

Janeiro: (PERÍODO DE RECESSO)

Fevereiro: 07, 10, 17, 21 e 23/02

Março: 07, 10, 17, 22, e 29/03

Abril: 04, 07, 12, 19 e 20/04

Maio: 02, 10, 18, 24 e 31/05

Junho: 07, 09, 15, 21 e 23/06

Julho: (PERÍODO DE RECESSO)

Agosto: 01, 09, 16, 23 e 30/08

Setembro: 05, 13, 15, 20 e 27/09

Outubro: 03, 06, 11, 18, 25/10

Novembro: 07, 10, 17, 22 e 29/11

Dezembro: 05, 08, 12, 14 e 15/12

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas ao vivo pelo Facebook da Casa de Leis, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir à gravação em qualquer tempo. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.