Câmara de Guaraí realiza 1ª sessão ordinária do ano de 2024; prefeita Fátima esteve presente

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 21/02/2024 12h15, última modificação 21/02/2024 12h41
Câmara de Guaraí realiza 1ª sessão ordinária do ano de 2024; prefeita Fátima esteve presente

SESSÃO PLENÁRIA DE 06.02.2024

A Câmara de Guaraí realizou na manhã desta terça-feira, 06 de fevereiro, a 1ª sessão de 2024, ano que marca o encerramento da legislatura que tomou posse em 2021. Como o prédio da Casa de Leis se encontra em obras, a reunião, com a presença da prefeita Fátima Coelho (União Brasil) e de alguns de seus secretários, aconteceu no plenarinho e não foi transmitida pelas redes sociais. 

Como acontece todos os anos, a prefeita Fátima Coelho, que já foi vereadora por três mandatos, aproveitou a abertura do período de sessões para agradecer os parlamentares pela votação de projetos importante já aprovados e na busca por recursos direcionados ao município. A gestora também apresentou um breve balanço de suas ações até agora e destacou obras que ainda pretende concluir. 

Matérias em apreciação 

Com exceção de alguns requerimentos cobrando melhorias nas áreas de infraestrutura e sinalização de trânsito, não houve votação de projetos de lei, já que esta foi apenas a 1ª sessão de 2024 e a pauta relativa ao ano anterior havia sido completamente apreciada. Houve apenas o ingresso de novas pautas, que ainda precisam passar por comissões internas antes de passar pela votação. 

- Projeto de Lei 01/2024, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o processo seletivo de gestores das unidades escolares da rede municipal.

- Análise da Medida Provisória 01/2024, de autoria da Prefeitura de Guaraí, texto este que reconheceu o piso dos profissionais do magistério municipal.

- Projeto de Decreto Legislativo 01/2024, de autoria da própria Casa de Leis, que trata sobre a revisão dos subsídios de secretários municipais de Guaraí.

- Projeto de Lei 01/2024, de autoria do vereador Gleidson Bueno (União Brasil), que concede título de cidadão guaraiense ao senhor Eduardo Ferreira da Silva.

- Projeto de Lei 02/2024, de autoria do vereador Gleidson Bueno (União Brasil), que concede título de cidadão guaraiense ao médico José Maurício Batista. 

Reforma na Casa de Leis 

Segundo informado pelo presidente Gleidson Bueno (União Brasil), a obra deve custar R$ 600 mil e atende recomendações do Corpo de Bombeiros Militar, incluindo acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, está sendo realizada a substituição completa de fiações elétricas, revestimentos, portas, janelas, melhorias nos banheiros e no ambiente onde fica o plenário principal. 

Viagem e próximas sessões 

Vale destacar que, após o período do Carnaval, alguns vereadores devem viajar para Brasília (DF), onde cumprem agenda institucional. Por este motivo, as próximas sessões estão programadas para acontecer apenas no fim do mês, entre os dias 26 e 29 de fevereiro. Até lá, a expectativa é de que boa parte das obras no interior da Casa de Leis estejam concluídas ou então em fase final.