Câmara de Guaraí solicita prorrogação no prazo para pagamento do IPTU

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 29/08/2019 17h40, última modificação 08/03/2023 15h11
Indicação aprovada por unanimidade, segue para sanção do Poder Executivo
Câmara de Guaraí solicita prorrogação no prazo para pagamento do IPTU

Vereadora Fátima Coelho

Durante a sessão extraordinária da manhã desta quinta- feira, 29, a vereadora Fátima Coelho (PSC) indicou ao Executivo do município, a prorrogação do prazo de vencimento do IPTU, de 30 de agosto para o dia 30 de setembro.
Com essa nova data, a vereadora entende que os contribuintes que vem enfrentando um momento econômico não muito propício, teriam condições de quitarem seus débitos junto a Secretaria Municipal de Finanças sem sacrificar suas receitas, que sofrem baixas nos meses de julho e agosto. "Estou atenta aos anseios de nossos contribuintes e através desse requerimento pretendo ajudá-los a enfrentar esse momento de crise", disse a parlamentar .
O vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS) também destacou a importância do contribuinte ter um prazo maior para quitar seu IPTU, por causa da crise financeira que assola a todos. Ele também apresentou requerimento verbal onde indica ao governo municipal que conceda um prazo maior para pagamento do alvará de licença.
Preocupado com o tema, o vereador Gercival Lopes (PRB) sugeriu que esse prazo se estendesse até 31 de dezembro deste ano. ”Entendo as dificuldades do contribuinte, principalmente dos menos esclarecidos por não entenderem como é feito os cálculos, e o por quê de tão pouco prazo para quitação.
Com intuito de esclarecer a sociedade, o vereador Tarcísio Ramos (PSB), em requerimento verbal, apresentou indicação à Prefeitura de Guaraí para que envie à Câmara, os responsáveis pela arrecadação de tributos do município, para esclarecer com dados concretos como são feito os cálculos de cobrança de IPTU e outros tributos municipais.
"O papel dessa Casa não é impor ao Executivo como deve administrar, só estamos aqui como representantes do povo pedindo que esclareçam da melhor forma possível ao contribuinte como são feitos os cálculos e o que se pode fazer para amenizar esse impacto em tempo de crise’ disse Saboinha Junior (PV).