Câmara de Guaraí sugere ações visando a proteção da população e da economia

por mneuma — publicado 12/05/2020 14h54, última modificação 12/05/2020 14h54
Economia durante a pandemia é citada pela Camara de Guaraí e ações são sugeridas
Câmara de Guaraí sugere ações visando a proteção da população e da economia

Sessão Ordinária dia 12/05/2020

O parlamento guaraiense realizou mais um sessão ordinária nesta terça-feira, 12 de maio, por meio de videoconferência. Na ocasião, o vereador Donizeth Medeiros (DEM) fez indicação ao Executivo Municipal que adotasse medidas de flexibilização à abertura de salões de belezae barbearias pois essa é uma reivindicação da categoria, que vem sofrendo com perdas em suas rendas familiares.

“Peço que adote essa medida em socorro a essa classe e oriente, através de órgãos competentes, para que o atendimento ao público seja feito com segurança”, enfatizou o parlamentar.

Por outro lado, o parlamentar Tarcisio Ramos (PDT) pediu que o Executivo tome as providências de proteção às pessoas que se aglomeram em frente aos bancos da Caixa Econômica e Banco do Brasil. O parlamentar fez referência aos cidadãos que estão em busca do auxilio emergencial do Governo Federal.

Para isso, o parlamentar sugeriu que haja o fornecimento de tendas e cadeiras para protegê-los do sol durante o tempo de exposição na filas, enquanto há os atendimentos bancários.

Já o vereador e presidente da mesa diretora, Saboinha Júnior (SD), apresentou o Projeto de Indicação n° 003/2020, a ser encaminhada para a Excelentíssima Prefeita para que seja enviado um Projeto de Lei autorizando o desconto de 60% (sessenta por cento) nos impostos municipais e nos alvarás, além da prorrogação do prazo para retirada deste último.

Na oportunidade, o parlamentar ainda indicou que no Projeto de Lei seja possível o parcelamento dos impostos e taxas em até 08 vezes.

“A presente indicação se faz necessária em virtude da Pandemia ocasionada pela Covid-19. Essa medida visa atender todas a pessoas que tiveram sua renda prejudicada devido as medidas de contenção do novo Coronavírus”, justificou Saboinha Júnior.

Moção de Aplausos

Ainda na sessão houve moção de aplausos aos enfermeiros, matéria citada pelo vereador Donizeth Medeiros (DEM), lembrando do trabalho desses profissionais que estão enfrentando de forma tão exemplar a pandemia do novo coronavírus.

Em continuidade, o Vereador Saboinha Júnior (SD), que também é enfermeiro citou a importância da profissão não só nesse momento, mas também para o auxílio essencial no exercício da saúde e em salvar vidas.

“Parabéns a todos, em especial os enfermeiros guaraienses que permanecem na linha de frente contra a Covid-19. A eles minha homenagem e reconhecimento”, disse.

Moção de pesar

Foi apresentada pelo vereador Gleidson Bueno (DEM) uma moção de pesar à família da pioneira Dona Nazinha, que foi a primeira vítima do novo coronavírus no município. O parlamentar ainda demonstrou a preocupação com toda população guaraiense e, mais uma vez reforçou, o pedido para que a população mantenha as medidas de proteção e o distanciamento social.