Câmara ouve representante de instituto privado que busca recuperar usuários de drogas em Guaraí

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 12/08/2021 17h50, última modificação 12/08/2021 19h20

O psicólogo Heitor Pimentel, líder do Instituto HP, sediado em uma chácara próxima ao Setor Serrinha, esteve na Câmara de Guaraí durante a sessão desta quinta-feira (12/08), expondo o projeto de uma clínica de reabilitação para usuários de drogas, que já funciona no município desde o início do ano e possui atualmente 12 internos.

O projeto, segundo informado pelo responsável, tem potencial para atender até 50 dependentes químicos, além de realizar trabalhos de prevenção junto à comunidade, mas enfrenta dificuldades para conseguir apoio financeiro até mesmo do poder público, o que pode levar a entidade a encerrar suas atividades.

“Aos trancos e barrancos estamos lutando para manter este trabalho, mas por falta de apoio não sei até quando podemos manter. Apesar de ser uma instituição privada, nós somos procurados por muitas famílias que não tem como custear o tratamento. Estas pessoas é que precisam de ajuda”, argumentou Heitor.

Com o apoio de todos os colegas de parlamento, o presidente da Câmara de Guaraí, vereador Gleidson Bueno (DEM), que cedeu espaço para a apresentação, propôs que a Casa de Leis intermediei junto ao Poder Executivo local o estabelecimento de convênios, além de parcerias com o setor privado.

Requerimentos e Indicações:

Mikéias Feitosa (DEM)
- Solicita a abertura de 4KM de estrada na região da Maria de Jesus, ligada na Rodovia TO-431, além de construída uma ponte sobre o Ribeirão Gonçalo.

Léo Geladinha (PV)
- Reivindica a limpeza das margens do córrego Guarazinho, leito fluvial que transpassa vários bairros de Guaraí e se encontra bastante poluído.

Maydson Almeida (SD)
- Requer que sejam tomadas as devidas providências para manutenção e reforma da casa de apoio existente na pista de pouso de aeronaves da cidade.

Matérias que aguardam votação

- Projeto de Lei Complementar 004/2021, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), relativa ao exercício financeiro do ano de 2022.
- Votação do parecer prévio do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), relativo às contas consolidadas do ex-prefeito Francisco Júlio, ano base de 2015.
- Projeto de Lei Nº 014/2021, de autoria do vereador Maydson Almeida (SD), que dispõe sobre um programa de incentivo ao 1º emprego de jovens em Guaraí.
- Decreto Legislativo 021/2021, de autoria do vereador Mikéias Feitosa (DEM), concede o título de cidadã guaraiense a Secretaria Seduc/TO, Adriana Aguiar.

Calendário de sessões (2021/2):

Agosto: 02, 04, 06, 10 e 12/08
Setembro: 06, 14, 21, 23 e 28/09
Outubro: 04, 13, 19, 21 e 26/10
Novembro: 01, 09, 16, 23 e 30/11
Dezembro: 06, 07, 09, 14 e 15/12

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas ao vivo pelo Facebook da Casa de Leis, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir à gravação em qualquer tempo. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.