Diretor do Lobão de Guaraí entrega camisas para vereadores e agradece apoio da Casa de Leis

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 08/08/2023 15h58, última modificação 08/08/2023 15h58

O diretor do Sport Club Guaraí (Lobão), Airton Elvio Scheffler, acompanhou a sessão da Cãmara na manhã desta terça-feira, 8 de agosto, oportunidade em que entregou camisas do time de futebol local para vereadores, agradecendo o apoio da Casa de Leis durante a aprovação de um projeto que direcionou R$ 120 mil para o clube voltar a disputar competições profissionais no Estado.

O projeto, de autoria da Prefeitura de Guaraí, recebeu aprovação unanime dos vereadores em sessões realizadas no mês de junho. Com o recurso, o clube, que não disputa competições profissionais desde 2018, regularizou pendências junto a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e poderá participar do Estadual Sub-20 e da 2ª Divisão.

Atualmente o clube se prepara para a disputa do Estadual Sub-20, que começa no dia 19 de agosto. Apesar do recurso possibilitar que um trabalho inicial possa ser desenvolvido, ele ainda não é suficiente para garantir um elenco competitivo, especialmente para a disputa da 2ª Divisão, que começa no mês de outubro. A expectativa é de que o clube possa receber apoio do setor privado também.

Matérias que estão em pauta

Cerca de 20 matérias, incluindo projetos de lei, projetos de lei complementar e uma prestação de contas da ex-prefeita municipal Lires Ferneda, relativa ao ano de 2019, tramitam nas comissões internas do parlamento e aguardam pareceres para irem à votação no plenário. A maior parte das matérias é de autoria da do Poder Executivo (Prefeitura) e entraram em apreciação no semestre passado.

Projeto de Lei Complementar 09/2022, que desafeta uma área pública e autoriza doação do terreno para a Igreja do Evangelho Quadrangular.

Projeto de Lei Complementar 10/2023, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias da Prefeitura de Guaraí para o ano fiscal de 2024.

- Projeto de Lei Complementar 13/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação de solo no município.

- Projeto de Lei Complementar 14/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre a Lei de Mobilidade Urbana e o Sistema Viário do município.

- Projeto de Lei Complementar 15/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o parcelamento e remembramento de lotes urbanos do município.

- Projeto de Lei Complementar 16/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código de Posturas do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 17/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código de Obras do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 18/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código Tributário do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 19/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que desafeta uma área pública e autoriza a sua doação para uma associação que pretende colocar em funcionamento um abatedouro de peixes no Portal de Serra.

- Projeto de Lei Complementar 20/2023, de autoria do Poder Executivo, que altera artigos da Lei Municipal Nº 655/2017 – Programa de Estágio Remunerado.

- Projeto de Lei Complementar 23/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que autoriza doação e escrituração de um terreno situado no Setor Aeroporto para a senhora Fátima Maria Julião, que já reside no referido imóvel há vários anos.

Projeto de Lei 05/2023, de autoria do Poder Executivo, que promove alterações importantes na Lei Municipal 655/20217 – Programa de Estágio Remunerado.

- Projeto de Lei 07/2023, de autoria da vereadora Professora Rita Lopes (UB), que institui o programa “Envelhecimento Ativo”, voltado para idosos em Guaraí.

- Projeto de Lei 07/2023, de autoria do vereador Fábio Santos (SD), que dispõe sobre a concessão de aluguel social para mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica ou familiar em Guaraí.

- Projeto de Lei 09/2023, de autoria do vereador Nilo Farinha (PV), que altera o nome da Rua 2, no Setor Novo Horizonte, passando a ser Rua Selvino Dourado.

- Projeto de Lei 08/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que instituiu o parcelamento para débitos e tributos previstos no código tributário municipal.

- Projeto de Lei 09/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que instituiu isenções e benefícios fiscais no âmbito municipal, entre outras providências.

- Análise da prestação de contas da Prefeitura de Guaraí, referentes a 2019, sob responsabilidade da ex-prefeita Lires Ferneda, possuindo parecer prévio pela aprovação emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).

Requerimento Aprovado

Maydson Almeida (SD)

- Solicita novamente que o Poder Executivo (Prefeitura de Guaraí), por meio da secretaria municipal ou diretoria competente, instale um redutor de velocidade na Avenida Pará, próximo do acesso as avenidas Paraíba ou 15 de Novembro.

Moções de aplausos aprovada

- Moção de Aplausos para o fisiculturista guaraiense e campeão brasileiro, Sílio Carlos de Oliveira; homenagem sugerida pelo vereador Maydson Almeida (SD).

Agenda das próximas sessõesAgosto: 01, 08, 15, 17 e 29

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas pelo YouTube da Casa de Leis, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir às gravações em qualquer tempo na plataforma. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.