Em sessões extras, Câmara aprova reajuste de 22% para professores em Guaraí, incluindo data-base

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 27/05/2022 16h29, última modificação 27/05/2022 16h29
Após negociações entre as partes, Câmara Municipal aprova texto em sessão extraordinária.
Em sessões extras, Câmara aprova reajuste de 22% para professores em Guaraí, incluindo data-base

Aprovado o reajuste dos profissionais da educação.

Um costurado entre representantes de uma comissão formada por educadores e a Prefeitura de Guaraí vai possibilitar que professores da rede municipal recebam 22% de reajuste, incluindo data-base. A lei que institui o benefício foi aprovada pela Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (27/05), após várias sessões extraordinárias (não remuneradas) realizadas desde 26/05.

 

A classe reivindicava, desde o fim de abril, o cumprimento do reajuste do piso no início da carreira, fixado por meio de legislação Federal em 33,24%, porém o município alegou que não conseguiria garantir o direito, sem que houvesse comprometimento dos limites fixados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Diante do impasse, chegou-se ao entendimento de uma proposta que contemplaria reajuste de 10,06% (data-base), ou seja, relativo à correção anual das perdas relacionadas a inflação acumulada nos últimos 12 meses + reajuste real de 11,9%, fixado nas tabelas iniciais da carreira de professor do município. 

Uma das emendas sugeridas pelo vereador Maydson Almeida (SD), aprovada por unanimidade de votos, estabelece que as modificações possuem validade até agosto deste ano. Sendo assim, as negociações continuam, já que o reajuste real garantido está longe dos 33,24%, direito que categoria continuará buscando. 

PCCR deve ser atualizado 

Outra negociação em andamento é a que possibilita revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da Educação Municipal, em vigor desde 2016. Os termos gerais já haviam sido tratados judicialmente no fim de 2021, possibilitando que o município pagasse R$ 3,2 milhões em direitos atrasados.