ENCERRRADA A SEMANA DE SESSÕES ORDINÁRIAS DO MÊS DE ABRIL

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 07/04/2017 15h55, última modificação 07/04/2017 16h24
Semana de trabalhos e debates na Câmara finaliza, com votações concluídas para 05 Projetos de Lei, 08 Requerimentos e 04 Indicações.
ENCERRRADA A SEMANA DE SESSÕES ORDINÁRIAS DO MÊS DE ABRIL

Plenario vazio depois de uma semana intensa de trabalhos

Nesta  manhã desta sexta-feira, dia 07/04/2017, a Câmara encerrou a semana de Sessões Ordinárias do mês de abril. Com várias matérias debatidas e votadas, obtendo um êxito no cronograma estipulado, fato que foi bastante ressaltado pelos Edis. As matérias que estavam em tramitação, foram debatidas e votadas em Plenário, com excesão de 02 projetos de Lei, um de autoria do Vereador Gercival Lopez e outro do Poder Executivo, que tiveram suas votações adiadas em função de Pedido de Vista.

Após a abertura e as considerações do Presidente, a sessão foi suspensa  por alguns minutos, oportunizando a manifestação das representantes da Secretaria de Saúde, a enfermeira Iara Corrêa, e a médica veterinária Neusa, que fizeram alguns esclarecimentos acerca da epidemia/surto de Dengue, Zika e outras doenças tropicais, que está infectando a população de Guaraí.  Foram apresentados pelas referidas profissionais, os números de casos suspeitos e comprovados, além das providências que estão sendo tomadas pela Secretaria de Municipal Saúde. Ficou registrado por parte dos vereadores, que a casa ainda aguarda a presença do Secretário de Saúde.

Após a explanação das profissionais, a sessão foi reaberta pelo Presidente que colocou em pauta o requerimento do vereador Walter Medeiros, que após visita ao povoado de Lajedo, constatou a necessidade da instalação de encanamento para levar água até famílias que estão necessitando, considerando que já existe o poço artesiano e o início de uma rede de canos. Em seguida foi a vez do próprio presidente na condição de vereador, apresentar um requerimento, que solicita a instalação de banheiros públicos e. revitalização  e manutenção na iluminação pública na Praça do Povo. O vereador ressaltou a importância da praça para o moradores da região norte da cidade, que utilizam da praça com fins de recreação.  O vereador Tarcísio Ramos, também apresentou 02 requerimento: um que solicita a reforma do Centro de Zoonoses de Guaraí, que se encontra com as instalações degradadas, o outro requerimento do vereador solicita, ações e providências do Poder Executivo, para refazer as faixas de pedestres da cidade, que está sem sinalização. Também o vereador Enival Peres, apresentou seu requerimento solicitando a concessão em regime de Comodato de um trator, que se encontra em desuso no pátio da Secretaria de Agricultura, há mais de 06 anos, para Associação de Moradores da Comunidade Matinha, para utilização em favor dos associados.  Após manifestação de apoio e de considerações favoráveis reconhecendo a importância e  relevância dos pleitos por parte dos demais vereadores, que aliás, pediram para sub-escreverem, todos os 05(cinco) requerimentos foram aprovados por unanimidade.

A ordem do dia continuou, com a votação em segundo turno, do Projeto de Lei nº004, de autoria da vereadora Fátima Coelho, que trata sobre a nomeação da Unidade Básica de Saúde - UBS do Setor Dantas, em homenagem ao Dr. Aluísio Tenório Marques. O segundo e último turno da votação que, foi acompanhado em plenário por alguns familiares do ex-prefeito e médico de Guaraí, foi novamente aprovada por unanimidade. Em seguida, foi votado e também aprovado o projeto de lei nº 005, de autoria do vereador Bonfim, que nomeia de Cosme Mariano dos Santos a Unidade Básica de Saúde - UBS do Setor Alto Alegre.

Foram também votados em segundo e último turno os três projetos de autoria do Poder Executivo:  Projetos de Lei nº 004,  nº 006 e n º007, e que também foram aprovados. A descrição das matérias completas, podem ser conferidas  no sistema SAPL, que possui os arquivos.