Vereador pede aumento no valor da ajuda de custo para acompanhantes de pacientes em Guaraí

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 26/02/2024 20h05, última modificação 26/02/2024 20h03

A Câmara Municipal de Guaraí promoveu mais uma sessão na manhã desta segunda-feira, 26 de fevereiro. Durante a plenária, o vereador Tarcísio Ramos (PDT) apresentou requerimento, solicitando que a Prefeitura de Guaraí aumente o valor da ajuda de custo oferecida aos acompanhantes de pacientes que realizam tratamento fora do município, fixada atualmente em apenas R$ 20,00. 

O parlamentar argumentou que este valor é insuficiente para custear despesas mínimas, já que na maioria das vezes, os pacientes ficam praticamente o dia todo fora do domicílio. Aproveitando o pedido, o vereador Fábio Santos (SD) solicitou que a Casa de Leis oficie o município para que explique qual a base de cálculo que define o valor da ajuda de custo e por qual motivo ela é tão baixa. 

Outro pedido aprovado 

Ainda durante a sessão desta segunda-feira, o vereador Maydson Almeida (SD) apresentou requerimento cobrando a prometida instalação de bancos em uma pequena praça situada às margens da Avenida Fortaleza, próximo da Academia Extreme e ao Bar do Ivan. O parlamentar pediu ainda que a iluminação pública do ambiente seja substituída, já que a maior parte das lâmpadas queimaram. 

Matérias em pauta 

Seis matérias aguardam apreciação, incluindo duas medidas provisórias, ou seja, leis provisórias, mas que dependem da aprovação dos vereadores para continuarem em vigor. Também aguardam apreciação o decreto legislativo que atualiza os subsídios de secretários municipais, uma lei da própria Prefeitura de Guaraí e outras duas leis de autoria do vereador Gleidson Bueno (União Brasil).

 

- Projeto de Lei 01/2024, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o processo seletivo de gestores das unidades escolares da rede municipal.

- Análise da Medida Provisória 01/2024, de autoria da Prefeitura de Guaraí, texto este que reconheceu o piso dos profissionais do magistério municipal.

- Análise da Medida Provisória 02/2024, de autoria da Prefeitura de Guaraí, criando a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.

- Projeto de Decreto Legislativo 01/2024, de autoria da própria Casa de Leis, que trata sobre a revisão dos subsídios de secretários municipais de Guaraí.

- Projeto de Lei 01/2024, de autoria do vereador Gleidson Bueno (União Brasil), que concede título de cidadão guaraiense ao senhor Eduardo Ferreira da Silva.

- Projeto de Lei 02/2024, de autoria do vereador Gleidson Bueno (União Brasil), que concede título de cidadão guaraiense ao médico José Maurício Batista. 

Agenda de sessões 

06, 26, 27, 28 e 29 de fevereiro, a partir das 9h da manhã.