Infraestrutura e saúde da mulher de Guaraí são pauta da segunda sessão Ordinária do Legislativo

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 11/02/2020 17h50, última modificação 11/02/2020 18h14

Av. Marginal Guarazinho

Parlamentares guaraienses apresentaram ao Executivo Municipal na manhã desta terça-feira, 11, indicações para sanar com as preocupações que a Casa de Leis tem com a infraestrutura e pavimentação asfáltica de bairros de Guaraí, principalmente nos setores Canaã e Serrinha. As medidas propostas foram realizadas durante a segunda sessão ordinária do Legislativo Guaraiense.

Na ocasião, o Vereador Davi Rocha (PDT) apresentou indicação de nº 001/2020 ao Executivo Municipal. O documento solicita providências do Poder Público para que sejam executadas as obras de asfaltamento e drenagem na Avenida Paulista e Marginal Guarazinho, respectivamente situadas em um dos bairros mais populosos de Guaraí, o Setor Canaã.

“O sofrimento se arrasta por 19 anos. Os períodos chuvosos e secos trazem desconfortos à população, como alagamentos e poeira. Precisamos resolver e resgatar a dignidade dessas pessoas que sofrem e nos pedem ajuda”, disse o vereador.

Durante a sessão, o Vereador Gercival Lopes (PSD) destacou na sua indicação à Secretaria Municipal de Infraestrutura para que seja realizado, em caráter de urgência, serviços de terraplanagem e raspagem de ruas no Setor Serrinha, localizado em Zona Rural de Guaraí. Segundo ele, no local os moradores são penalizados com as constantes enxurradas e buracos, o que deixa as ruas quase intrafegáveis.

Já o Vereador Tarcísio Ramos (PSB), em indicação verbal ao Executivo Municipal, pontuou sobre o término das obras de pavimentação asfáltica no Setor Jardim Brasília, onde já foi concluído apenas a primeira etapa. ”Os moradores precisam de uma resposta e nosso papel é indicar e cobrar o Executivo Municipal. O término total da obra ficou para um outro momento e os moradores já cobram, pois está danificando a parte já concluída”, destacou Tarcísio em sua justificativa.

Todos os vereadores presentes votaram e aprovaram as indicações ao Executivo Municipal.

Saúde da mulher

Ainda durante a sessão, a Vereadora Fátima Coelho (PSC) indicou à Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí para que tome as providências e adote como medida preventiva a implantação de serviços gratuitos de colocação de Dispositivo Feminino Intrauterino (DIU), método contraceptivo inserido na mulher.

Segundo ela, o método traria melhor qualidade de vida às mulheres que fazem uso prolongado do anticoncepcional comum e ainda teria uma função social, pois atenderia mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O Presidente da Casa de Leis, Vereador Saboinha Júnior lembrou que, “esse projeto já se encontra em andamento na maternidade estadual. O fato é que se conseguirmos expandir e implantar às mulheres do município será de grande valor social”.

O que é o DIU?
É um método contraceptivo usado por mulheres que não desejam engravidar. É formado por uma pequena haste de plástico, normalmente no formato das letras T ou Y, que é colocada dentro do útero.