Moradores da Matinha e do Lagedo, sugerem realização de um plebiscito para reverter decisão judicial que alterou limites territorial da área das Comunidades.

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 17/06/2025 20h20, última modificação 17/06/2025 20h18
Moradores da Matinha e do Lagedo, sugerem realização de um plebiscito para reverter decisão judicial que alterou limites territorial da área  das Comunidades.

Moradores da Matinha e Lagedo em reunião com vereadores

Antes da abertura da sessão ordinária desta manhã de terça-fira (17/06), representantes dos moradores da Comunidade da Matinha e do Lagedo, se reuniram com os vereadores  para reivindicar soluções que revertam a decisão judicial que alterou os limites territorial das duas comunidades, que hoje fazem parte do município de Colméia. Formou-se um consenso entre todos,  em relação a discordância de pertencerem ao município vizinho. Todos afirmaram que a instalação e manutenção das benfeitorias e infraestrutura(estradas, escolas, poço artesiano, eletrificação etc) ali existentes,  foram implantadas pelos gestores de Guarai. Alegam ainda a total  falta de condições e boa vontade dos políticos de Colméia para atender as demandas da duas comunidades. Para concluir a reunião, os vereadores assumiram o compromisso de realizar novo encontro, onde será elaborado um TAC(Termo de Acordo), para que o Poder Executivo de Guaraí, possa legalmente continuar trabalhando em benefício daquelas comunidades, enquanto aguardam um desfecho definitivo para a questão que afeta a toda aquela população. 

Ato seguinte, a Câmara Municipal de Guaraí realizou, a 5ª Sessão Ordinária do 5º Período Legislativo de 2025, sob a presidência do vereador  Fábio Santos. A reunião teve início com a leitura bíblica feita pela vereadora Prof.ª Rita Lopes e contou com a presença da maioria dos parlamentares, cumprindo o quórum regimental.

Durante a sessão, foram colocadas em votação as atas da 2ª, 3ª e 4ª sessões ordinárias. Também foram apresentadas e votadas duas indicações: a de nº 013/2025, de autoria da vereadora Prof.ª Rita Lopes, e a de nº 06/2025, de autoria do vereador Emanuel.

Foram lidos ainda diversos projetos que seguem em análise nas comissões da Casa, entre eles os que tratam dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da educação, professores e demais servidores públicos; a atualização do Código Tributário, Código de Obras e Código de Posturas do Município; a criação do Sistema de Plantão Farmacêutico; a instituição do programa “Centro Dia do Idoso”; o Censo Qualificado de Pessoas com Necessidades Especiais; e o projeto que concede Diploma de Honra ao Mérito a servidores públicos municipais aposentados.

Outro destaque foi do Projeto de Lei  Complementar 015/2025, que autoriza o pagamento das premiações do 1º Festival de Quadrilhas Juninas de Guaraí, que também estava em análise, e teve o parecer favorável da Comissão de Finanças que foi lido em plenário, colocado em discussão e aprovado por unanimidade. 

Durante a ordem do dia, foi aprovado o pedido de retirada do Projeto de Lei nº 01/2025, por solicitação do vereador Mikeias Feitosa. Também foi realizada a segunda votação do Projeto de Lei Complementar nº 09/2025, que trata da doação onerosa de áreas no Distrito Industrial e Comercial de Guaraí.

Os vereadores inscritos fizeram uso da tribuna para pronunciamentos, e o presidente Fábio Santos agradeceu a presença de todos, informando que a sessão de hoje marcou o encerramento das reuniões ordinárias do primeiro semestre de 2025.