Outubro Rosa: Auditório da Câmara recebe centenas de mulheres na campanha de conscientização sobre o câncer de mama

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 30/10/2019 11h55, última modificação 30/10/2019 12h06
Evento foi marcado pela presença de mulheres de faixas etárias e segmentos sociais variados.

Participantes da Palestra Outubro Rosa

Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Guaraí realizou uma palestra “Mulher informada: Contra o câncer de mama e do colo do útero” em alusão à temática do Outubro Rosa. Visando conscientizar todos que compareceram sobre os riscos e prevenção do câncer de mama e colo do útero.

Mais de 100 pessoas participaram e interagiram com o palestrante, o médico Alan Carlos. A idealização do evento foi pela vereadora Fátima Coelho com apoio dos demais parlamentares. Para o palestrante, é preciso mostrar à sociedade local que o câncer não é sentença de morte. “Quando está em estágio inicial, tem mais de 95% de cura. A prevenção é exatamente se antecipar. Mesmo sem sentir nada, sem sintomas, você precisa procurar auxílio médico”, explanou.

Segundo ele, o principal fator de risco é a idade. “Quanto mais velho vamos ficando, maiores as chances de termos câncer. O autoexame é muito importante. O diagnóstico precoce e preventivo é a base para salvar vidas, onde já presenciamos jovens, falecerem por não terem tido a oportunidade de terem sido diagnosticadas a tempo, e isso é feito pelo médico através do exame de PCCU-(Preventivo do Câncer do Colo do Útero) – exame conhecido por "Papanicolaou",  no caso de câncer de colo de útero e pela mamografia para o diagnostico do câncer de mama”, destacou.

Além destes tópicos citados, o médico ainda alertou sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis e percebeu a importância de palestras como está para levar informação de forma leve à toda comunidade.

O vereador Saboinha Júnior, presidente da mesa diretora, e Gercival Lopes prestigiaram o evento em apoio a realização de tão importante palestra, onde acreditam que a prevenção ainda é o melhor caminho para a cura.

Ao final todas as mulheres presentes receberam rosas naturais e participaram de um lanche.