PARLAMENTO GUARAIENSE INICIA AS SESSÕES ORDINÁRIAS DE NOVEMBRO

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 12/11/2019 12h30, última modificação 12/11/2019 12h30
Câmara de Guaraí começa o mês de novembro com destaque nos projetos em pauta
PARLAMENTO GUARAIENSE INICIA AS SESSÕES ORDINÁRIAS DE NOVEMBRO

Sessão Ordinária de 11/11/2019

A sessão ordinária desta segunda-feira, 11, presidida pelo vereador Saboinha Junior (PV), contou com a presença dos vereadores que discutiram, aprovaram e delegaram projetos às comissões que fazem parte da Casa de Leis.  As sessões de novembro, estão repletas de pautas importantes a serem estudadas e avaliadas de acordo com o impacto direto na vida do cidadão guaraiense. Como a exemplos a Lei Orçamentária Anual (LOA), elaborada pelo Poder Executivo, que estabelece as despesas e receitas que serão realizadas em 2020, precisando ser votada e aprovada pelo legislativo. Assim como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que orienta a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimento do Poder Público.

Foi discutido sobre as contas anuais da gestão municipal de 2014 que já foram analisadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Os trabalhos seguem nesta quarta-feira, 13, devido uma alteração no calendário legislativo.

Requerimentos Verbais

Os parlamentares municipais Gleidson Bueno (MDB), Walter Medeiros (MDB), Fática Coelho (PSC) e Saboinha Junior (PV) trouxeram à Casa requerimentos verbais.

Saboinha apresentou uma Moção de Aplauso ao grupo de policiais que participaram da “Operação Hórus Divisa”. Policiais militares do Tocantins, Goiás e Pará, policiais rodoviários federais, Polícia Civil e Federal do Tocantins receberam homenagens ao desarticularem uma das maiores quadrilhas de assaltos a bancos do Brasil. O parlamentar ainda apresentou uma Moção de Pesar à corporação de Policia Militar do Tocantins pela perda durante a operação do Sargento Americo Gama do Batalhão de Choque.

Todos os vereadores seguiram a honraria e ainda destacaram o êxito da operação pelos guerreiros que deixaram seus leitos e dedicaram por dias ao trabalho árduo de proteger a sociedade e pelo bem comum.

Gleidson Bueno (MDB) apresentou uma Moção de Aplausos ao Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEM Guaraí) em honra dos trabalhos desenvolvidos em conjunto à comunidade e por terem mantido a qualidade de ensino ainda com as mudanças sofridas nos últimos temos, quando o colégio passou a ser de tempo integral. Além de parabenizar, destaca que os “trabalhos só melhoraram e a qualidade de ensino preparam jovens para enfrentar os desafios futuros, como vestibulares e escolhas profissionais” diz Bueno.

A vereadora Fatima Coelho apresentou Moção de Pesar à família da Senhora Maria Fernandes Castro moradora de Guaraí, a pioneira onde criou seus filhos e contribuiu para construção da história de Guaraí. “Mãe de família exemplar”, comentou Coelho.

Vereador Walter Medeiros apresentou indicação ao executivo Municipal que fosse realizado em caráter de urgência, serviços de patrolamento e cascalhamento nas ruas do Setor Novo Horizonte, pois ainda não possui estrutura asfáltica ou de bloquetamento na região.

A expectativa para novembro é alta e os parlamentares ficam a disposição para escutar da comunidade o que pode ser feito para melhorar a vida do cidadão guaraiense.