Professores e policial rodoviário são homenageados com moções da aplausos em Guaraí

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 19/10/2021 22h35, última modificação 20/10/2021 08h42

A Câmara de Guaraí realizou, durante a manhã e o início da tarde desta última terça-feira (19/10), mais uma sessão ordinária, ou seja, estabelecida por regimento. Na ocasião os parlamentares apresentaram alguns requerimentos e concederam ainda moções de aplausos, que haviam sido aprovadas nos últimos meses.

Uma das moções entregues, a pedido da vereadora Prof.ª Rita Lopes (UB), homenageia todos os professores atuantes em Guaraí, representados na plenária pela Diretora Regional de Ensino de Guaraí, Ruthecleia Pereira de Sousa Lopes e pelo Secretário Municipal de Educação, Sebastião Mendes.

Outra moção de aplausos entregue foi para o policial rodoviário Federal João Paulo Barreto Lustosa, que chefiou a Unidade Operacional da corporação em Guaraí nos últimos 3 anos e será transferido para seu estado de origem (Pernambuco). A homenagem foi solicitada pelo vereador Mikéias Feitosa (UB).

Requerimentos aprovados

Maydson Almeida  (SD)

- Requer o estabelecimento de um acordo de cooperação técnica para que seja implantada uma Unidade de Atendimento da Receita Federal em Guaraí.

Nilo Farinha (PV)

- Sugere que a Prefeitura de Guaraí instale sistemas de captação solar em todos os prédios públicos, visando gerar principalmente economia de recursos.

Ricardo Gauchim (PDT)

- Solicita que sejam concluídas as obras de pavimentação nos seguintes bairros de Guaraí: Piaçava, São Luís, Aeroporto II, Canaã, Alvorada I e II e Vettorazzi.

Fábio Santos (SD)

- Pede que sejam tomadas providências urgentes para manutenção do escoamento de águas pluviais (chuva) na Rua Piauí, precisamente no Nº 491.

Tarcísio Ramos (PDT)

- Pede que seja feito a manutenção com brita no acesso do trecho conhecido como “Beco do Turíbio”, situado entre a avenidas Tocantins e a Paraná.

Mikéias Feitosa (UB)

- Orienta que a Prefeitura de Guaraí forneça uniformes e crachás para Agentes de Endemias e Agentes de Saúde ou verba indenizatória para tal aquisição.

- Sugere que seja criada uma emenda na Lei Complementar 040/2019, concedendo gratificação para professores cuidadores da rede municipal.

Matérias que aguardam votação

Contas consolidadas do ex-prefeito Francisco Júlio, ano base de 2015, com parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO).

Projeto de Lei Complementar 004/2021, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), relativa ao exercício financeiro do ano de 2022.

Projeto de Lei Complementar 009/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA), referente aos exercícios financeiros dos anos de 2022 até 2025.

Projeto de Lei 010/2021, que estima as receitas e fixa as despesas do orçamento municipal, referente ao exercício financeiro do ano de 2022.

- Projeto de Lei 015/2021, de autoria do vereador Maydson Almeida (SD), que dispõe sobre uso de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

- Projeto de Lei 016/2021, de autoria da vereadora Prof.ª Rita Lopes (UB), que institui a Semana da Adoção, Proteção e Bem-estar dos Animais de Guaraí.

- Projeto de Lei 017/2021, de autoria do vereador Fábio Santos (SD), dispõe sobre a publicação da lista de pacientes que aguardam atendimento médico.

- Moção de aplausos sugerida pela vereadora Profª. Rita Lopes (UB), direcionada para a corredora e triatleta guaraiense Celene Pereira da Silva.

Calendário de sessões (2021/2):

Agosto: 02, 04, 06, 10 e 12/08

Setembro: 20, 21, 23, 27 e 29/09

Outubro: 04, 19, 22, 26 e 27/10

Novembro: 01, 09, 16, 23 e 30/11

Dezembro: 06, 07, 09, 14 e 15/12

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas ao vivo pelo Facebook da Casa de Leis, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir à gravação em qualquer tempo. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.