Secretário Sebastião Mendes responde críticas de professor durante sessão da Câmara de Guaraí

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 13/09/2023 11h32, última modificação 13/09/2023 11h32
Secretário Sebastião Mendes responde críticas de professor durante sessão da Câmara de Guaraí

Sebastião Mendes - Secretário de Educação de Guaraí-TO

O secretário de Educação e Cultura de Guaraí, Sebastião Mendes, atendendo convite, esteve na Câmara de Guaraí durante a manhã desta terça-feira, 12 de setembro, apresentando justificativas as denúncias que vem sendo repercutidas por um professor local, que inclusive usou a tribuna da Casa de Leis dias antes. 

Sebastião pontuou uma série de documentos, reforçando que eles estão à disposição de toda a comunidade, comprovando que seu trabalho à frente da secretaria, onde está desde 2017, ou seja, desde a gestão anterior, segue estritamente os princípios constitucionais. O gestor enfatizou ainda que se encontra a disposição para repassar os esclarecimentos que forem necessários. 

Íntegra da sessão no YouTube 

https://www.youtube.com/watch?v=_Aq25zl_FkA 

Requerimentos aprovados 

Professora Rita Lopes (UB)

- Solicita que a Secretaria Municipal de Saúde possibilite a disponibilização de médicos pediatras para o atendimento de crianças nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Guaraí. 

Fábio Santos (SD)

- Requer que a Casa de Leis volte a oficiar a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), solicitando que sejam realizadas podas de árvores, galhos e vegetação, além de paisagismo nos acessos a rodovia TO-336 em Guaraí.

- Solicita que a Casa de Leis oficie o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), solicitando providências em relação ao calçamento das margens laterais da Avenida Bernardo Sayão, utilizadas como estacionamento. 

Resumo das matérias em pauta 

- Análise da prestação de contas da Prefeitura de Guaraí, referentes a 2019, sob responsabilidade da ex-prefeita Lires Ferneda, possuindo parecer prévio pela aprovação emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).

- Projeto de Lei Complementar 20/2023, de autoria do Poder Executivo, que altera artigos da Lei Municipal Nº 655/2017 – Programa de Estágio Remunerado.

- Projeto de Lei Complementar 10/2023, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias da Prefeitura de Guaraí para o ano fiscal de 2024.

- Projeto de Lei Complementar 13/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação de solo no município.

- Projeto de Lei Complementar 14/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre a Lei de Mobilidade Urbana e o Sistema Viário do município.

- Projeto de Lei Complementar 15/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o parcelamento e remembramento de lotes urbanos do município.

- Projeto de Lei Complementar 16/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código de Posturas do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 17/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código de Obras do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 18/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código Tributário do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 19/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que desafeta uma área pública e autoriza a sua doação para uma associação que pretende colocar em funcionamento um abatedouro de peixes no Portal de Serra.

- Projeto de Lei 08/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que instituiu o parcelamento para débitos e tributos previstos no código tributário municipal.

- Projeto de Lei 09/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que instituiu isenções e benefícios fiscais no âmbito municipal, entre outras providências.

- Projeto de Lei 07/2023, de autoria da vereadora Professora Rita Lopes (UB), que institui o programa “Envelhecimento Ativo”, voltado para idosos em Guaraí.

- Projeto de Lei 08/2023, de autoria do vereador Fábio Santos (SD), que dispõe sobre a concessão de aluguel social para mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica ou familiar em Guaraí.

- Projeto de Lei Complementar 22/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que autoriza a retirada da clausula de inalienabilidade de um imóvel pertencente a senhora Cícera Pereira Lima, que reside no referido endereço desde 1980.

- Projeto de Lei Complementar 23/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que autoriza doação e escrituração de um terreno situado no Setor Aeroporto para a senhora Fátima Maria Julião, que já reside no referido imóvel há vários anos.

- Projeto de Lei 09/2023, de autoria do vereador Nilo Farinha (PV), que altera o nome da Rua 2, no Setor Novo Horizonte, passando a ser Rua Selvino Dourado.

- Projeto de Lei Complementar 24/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, transferindo uma fazenda de 37 hectares de uma fundação municipal para o município. A ideia é que o imóvel seja cedido para uma universidade privada, que em troca converterá o valor imobiliário em incentivos educacionais.

- Projeto de Lei 10/2023, de autoria do vereador Tarcísio Ramos, que concede o título de utilidade pública para a organização religiosa Semeando Vida, Igreja em Células (SEVIC), sediada na Avenida B-05 - Setor Aeroporto - Guaraí, Tocantins.

- Projeto de Lei 11/2023, de autoria do vereador Maydson Almeida (SD), que dispõe sobre a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência (PcD´s) em concursos públicos ou ainda em processos seletivos no âmbito municipal.

 - Projeto de Lei Complementar 26/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que estima as receitas e fixa despesas para o exercício financeiro 2024.

- Medida Provisória 05/2023, que altera o artigo 45 da Lei Complementar 64/2021, criando a Comissão de Planejamento e Desenvolvimento Industrial e Comercial de Guaraí, órgão consultivo de assessoramento ao Poder Executivo. 

Agenda das próximas sessões

Setembro: 05, 12, 14, 19 e 20 

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas pelo YouTube da Casa de Leis, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir às gravações em qualquer tempo na plataforma. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.