Vereadores aprovam mais 5 requerimentos; próximas plenárias acontecem nos dias 20 e 27 de junho

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 15/06/2023 18h45, última modificação 15/06/2023 18h48

5 requerimentos foram aprovados pela Câmara de Guaraí durante as sessões de terça-feira e quinta-feira (13 e 15 de junho). Além das sugestões direcionadas ao Poder Executivo (Prefeitura), 20 matérias aguardam votação na Casa de Leis, lembrando que as próximas sessões acontecem nos dias 20 e 27 de junho.

Requerimentos aprovados

Nilo Farinha (PV)

- Sugere que a Prefeitura de Guaraí, por meio da secretaria municipal competente, constitua a formação do Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal, conforme já previsto pela Lei Orgânica do Município.

Maydson Almeida (SD)

- Solicita que a Prefeitura de Guaraí, por meio da secretaria municipal competente, ofereça cursos profissionalizantes para formação de empreendedores nas áreas de Informática, Gestão Empresarial, Saúde, Construção Civil, Hotelaria, Mecânico, Agricultura, Corte & Costura, entre outros.

- Requer da Prefeitura de Guaraí, por meio da secretaria municipal competente, a instalação de redutores de velocidade na Avenida Araguaia, especificamente nas proximidades do prédio onde está situada a Agência Lotérica.

Fábio Santos (SD)

- Requer que a Prefeitura de Guaraí, por meio da secretaria municipal competente, solicite que a loteadora Mirante, responsável pelo Setor Alto Alegre, promova a roçagem de terrenos baldios ou que o próprio Poder Público faça isso.

Professora Rita Lopes (UB)

- Pede que a Prefeitura de Guaraí, por meio da secretaria municipal competente, promova a instalação de bancos no jardim em frente ao Centro de Convivência dos idosos (CCI), proporcionando mais conforto para os frequentadores do local.

Matérias que aguardam votação

Projeto de Lei Complementar 09/2022, que desafeta uma área pública e autoriza doação do terreno para a Igreja do Evangelho Quadrangular.

- Projeto de Lei Complementar 10/2023, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias da Prefeitura de Guaraí para o ano fiscal de 2024.

- Projeto de Lei Complementar 11/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que autoriza a doação e escrituração de terreno para Maria Rodrigues Mota da Silva.

- Projeto de Lei Completar 12/2023, alterando uma lei municipal vigente, permitindo que servidores municipais pais ou casados com pessoa deficiente possam ter a jornada de trabalho reduzida de 8 para até 6 horas diárias.

- Projeto de Lei Complementar 13/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação de solo no município.

- Projeto de Lei Complementar 14/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre a Lei de Mobilidade Urbana e o Sistema Viário do município.

- Projeto de Lei Complementar 15/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o parcelamento e remembramento de lotes urbanos do município.

- Projeto de Lei Complementar 16/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código de Posturas do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 17/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código de Obras do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 18/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre o novo Código Tributário do município, entre outras providências.

- Projeto de Lei Complementar 19/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que desafeta uma área pública e autoriza a sua doação para uma associação que pretende colocar em funcionamento um abatedouro de peixes no Portal de Serra.

- Projeto de Lei Complementar 20/2023, de autoria do Poder Executivo, que altera artigos da Lei Municipal Nº 655/2017 – Programa de Estágio Remunerado.

- Projeto de Lei 05/2023, de autoria do Poder Executivo, que promove alterações importantes na Lei Municipal 655/20217 – Programa de Estágio Remunerado.

- Projeto de Lei 08/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que instituiu o parcelamento para débitos e tributos previstos no código tributário municipal.

- Projeto de Lei 09/2023, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que instituiu isenções e benefícios fiscais no âmbito municipal, entre outras providências.

- Projeto de Lei 05/2023, de autoria do vereador Nilo Farinha (PV), que obriga pet shops e clínicas veterinárias de informar as autoridades competentes, incluindo a Polícia Civil, sobre a existência de animais vítimas de maus tratos.

- Projeto de Lei 06/2023, de autoria do vereador Tarcísio Ramos (PDT), que declara como sendo de utilidade pública o Instituto AGAPE de Guaraí.

- Decreto Legislativo 03/023, de autoria da vereadora Prof.ª Rita Lopes (UB), que oferece título de cidadão guaraiense para o advogado Drº. João do Santos.

- Análise da Medida (MP) 03, que concede a revisão geral das remunerações (Data Base) de 5,79% para todos os servidores municipais efetivos do município.

- Análise da prestação de contas da Prefeitura de Guaraí, referentes a 2019, sob responsabilidade da ex-prefeita Lires Ferneda, possuindo parecer prévio pela aprovação emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).

Agenda de sessões (2023/1)

Fevereiro: 02, 07, 13, 27 e 28/02

Março: 01, 07, 14, 21 e 23/03

Abril: 04, 13, 18, 19 e 20/04

Maio: 04, 09, 10, 30 e 31/05

Junho: 06, 13, 15, 20 e 27/06

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas pelo YouTube da Casa de Leis, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir às gravações em qualquer tempo na plataforma. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.