Vereadores aprovam moções e novos requerimentos durante a sessão desta quarta-feira (04/08)

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 04/08/2021 19h40, última modificação 04/08/2021 19h40

Durante a sessão plenária realizada nesta quarta-feira (04/08), a Câmara de Guaraí aprovou novos requerimentos e também moções. As matérias incluem solicitações relacionadas às áreas de infraestrutura urbana e aplicação de recursos emergenciais para a classe artística e cultural local, além de homenagens a pessoas da comunidade, incluindo a ex-prefeita Lires Ferneda.

Requerimentos aprovados

Tarcísio Ramos (PDT):
- Pede que seja realizada a manutenção de uma praça no entorno da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aluísio Tenório Marques, situada no bairro Setor Dantas.
- Solicita a manutenção urgente e adequada no pavimento do cruzamento entre as avenidas Pará e Bernardo Sayão, próximo ao Posto Santa Terezinha.

Prof.ª Rita Lopes (DEM)
- Recomenda a notificação do órgão Federal competente para realizar a manutenção de um bueiro às margens da BR-153, em frente ao Banco do Brasil.

Maydson Almeida (SD)
- Requisita informações sobre a aplicação local de recursos da Lei Aldir Blanc, que oferece apoio a classe artística e cultural durante o período de pandemia.

Moções aprovadas

- Moção de aplausos ao policial rodoviário Federal João Paulo Barreto Lustosa, que nos próximos meses deixará o comando da Unidade Operacional de Guaraí.
- Moção de aplausos direcionada para a médica ginecologista Selene Flavia Caldas Brandao, pedido solicitado pelo vereador Ricardo Gauchim (PDT).
- Moção de aplausos direcionada para a ex-prefeita Professora Lires Ferneda, pedido solicitado pelos vereadores Marcelão (DEM) e Mikéias Feitosa (DEM).
- Moção de aplausos direcionada para o árbitro assistente residente de Guaraí, Cipriano Sousa, pedido solicitado pelo vereador Tarcísio Ramos (PDT).
- Moção de repúdio direcionada a concessionária Energisa, devido sua má prestação de serviços, pedido solicitado pelo vereador Ricardo Gauchim (PDT).

Matérias que aguardam votação

- Projeto de Lei Complementar 004/2021, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), relativa ao exercício financeiro do ano de 2022.
- Votação do parecer prévio do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), relativo às contas consolidadas do ex-prefeito Francisco Júlio, ano base de 2015.
- Projeto de Lei Nº 014/2021, de autoria do vereador Maydson Almeida (SD), que dispõe sobre um programa de incentivo ao 1º emprego de jovens em Guaraí.
- Moção de aplausos direcionada a todos os servidores atuantes na educação do município, pedido solicitado pela vereadora Prof.ª Rita Lopes (DEM).

Calendário de sessões (2021/2):

Agosto: 02, 04, 06, 11 e 13/08
Setembro: 06, 14, 21, 23 e 28/09
Outubro: 04, 13, 19, 21 e 26/10
Novembro: 01, 09, 16, 23 e 30/11
Dezembro: 06, 07, 09, 14 e 15/12

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas ao vivo pelo Facebook da Casa de Leis, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir à gravação em qualquer tempo. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.