Menu de Notícias
Aqui você consegue acompanhar todas as notícias que envolvem a Câmara Municipal de Guaraí
Previsão de Concurso Público da Câmara para 2020
O presidente da Câmara Municipal de Guaraí, vereador Saboinha Júnior, esteve reunido nesta quinta-feira, 31, com o pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), Daniel Bardal, para discutir a possibilidade de a instituição realizar o concurso público em Guaraí.
Ficou acertado que a Câmara vai enviar um estudo de cargos e a Unitins vai elaborar todo o projeto do concurso público. “A nossa intenção é promover este concurso com uma instituição séria e que tenha respaldo no estado para que seja feito um certame com transparência”, esclareceu o presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior.
De acordo com o presidente, a previsão para realização do certame é para o próximo ano (2020).
Participaram do encontro, a secretária geral da Câmara, Thatiane Pereira Lima e a servidora Ana Celia Dora da Sila.
Câmara propõe construção de pista de atletismo e caminhada no Estádio Delfinão
O vereador Davi Rocha (PDT) apresentou Indicação nº 002/2019, ao Executivo Municipal, para que se construa uma pista ao redor do campo de futebol do Estádio Municipal Delfino Pereira Lopes, o “Delfinão”. O objetivo é atender a demanda pública de atletas, praticantes de modalidades esportivas como caminhadas rotineiras e da população de Guaraí.
Para o parlamentar, o pedido poderá beneficiar as pessoas que gostam de fazer suas caminhadas diárias, oferecendo conforto, comodidade e acima de tudo segurança. “Essa é a segunda vez que encaminhamos pedido para a construção daquela pista, esperamos que dessa vez sejamos atendidos, pois tiraremos nossos atletas do risco de acidentes quando se expõem a caminhadas nos acostamentos da BR 153”, enfatizou o vereador Davi Rocha.
Desta forma, é questão de saúde e segurança pública. Uma vez que possibilitará um local adequado e fomentará a prática de exercícios físicos. O que pode trazer inúmeros benefícios aos guaraienses e movimentar o município.
Outubro Rosa: Auditório da Câmara recebe centenas de mulheres na campanha de conscientização sobre o câncer de mama
Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Guaraí realizou uma palestra “Mulher informada: Contra o câncer de mama e do colo do útero” em alusão à temática do Outubro Rosa. Visando conscientizar todos que compareceram sobre os riscos e prevenção do câncer de mama e colo do útero.
Mais de 100 pessoas participaram e interagiram com o palestrante, o médico Alan Carlos. A idealização do evento foi pela vereadora Fátima Coelho com apoio dos demais parlamentares. Para o palestrante, é preciso mostrar à sociedade local que o câncer não é sentença de morte. “Quando está em estágio inicial, tem mais de 95% de cura. A prevenção é exatamente se antecipar. Mesmo sem sentir nada, sem sintomas, você precisa procurar auxílio médico”, explanou.
Segundo ele, o principal fator de risco é a idade. “Quanto mais velho vamos ficando, maiores as chances de termos câncer. O autoexame é muito importante. O diagnóstico precoce e preventivo é a base para salvar vidas, onde já presenciamos jovens, falecerem por não terem tido a oportunidade de terem sido diagnosticadas a tempo, e isso é feito pelo médico através do exame de PCCU-(Preventivo do Câncer do Colo do Útero) – exame conhecido por "Papanicolaou", no caso de câncer de colo de útero e pela mamografia para o diagnostico do câncer de mama”, destacou.
Além destes tópicos citados, o médico ainda alertou sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis e percebeu a importância de palestras como está para levar informação de forma leve à toda comunidade.
O vereador Saboinha Júnior, presidente da mesa diretora, e Gercival Lopes prestigiaram o evento em apoio a realização de tão importante palestra, onde acreditam que a prevenção ainda é o melhor caminho para a cura.
Ao final todas as mulheres presentes receberam rosas naturais e participaram de um lanche.
Câmara finaliza mês legislativo com aprovação de projetos
O fim do mês legislativo de novembro foi finalizado na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guaraí nesta terça-feira, 29. Os vereadores aprovaram três projetos que estavam nas comissões.
1) O Projeto de Lei Complementar Nº 029/19 que altera e inclui itens no Código Tributário do Município, regularizando as cobranças referidas às taxas de depósitos vinculados aos CNPJs de comércios. Visando reaver as taxas cobradas de localização e funcionamento dos bares, supermercados, feirantes e comércio em geral. A alteração deve ser aplicada após o prazo de 90 dias a partir da publicação da Lei.
2) O Projeto de Lei Nº 018/2019 que autoriza a contratação temporária por prazo determinado de prestadores de serviço nos diversos órgãos da administração direta do município, durante o exercício de 2019 e 2020. A partir de vários estudos realizados, os vereadores detectaram que esta matéria é uma forma de atualizar as vagas que já existem.
3) O Projeto de Lei Nº 019/2019 cria o Programa de Utilização da Mão de Obra Carcerária (Pumoc) para os apenados que estão em regime fechado. O objetivo é reintegrar os indivíduos por meio do trabalho de fabricação de bloquetes que serão utilizados na pavimentação das vias públicas de Guaraí. Os parlamentares perceberam a necessidade de proporcionar um retorno saudável dos reeducandos ao convívio em sociedade. Esta iniciativa é uma ação respaldada pela Política Nacional de Reintegração Social dos Reeducandos. O trabalho trará tanto melhorias pessoais aos que ainda estão privados de liberdade, quanto para a cidade de Guaraí.
As três matérias foram aprovadas na Casa e devem ser sancionadas pelo Poder Executivo.
Palestra: prevenção do câncer de mama e colo do útero
A Câmara Municipal de Guaraí realiza uma palestra em prol da Campanha Outubro Rosa - prevenção do câncer de mama e colo do útero - na próxima terça-feira, dia 29, às 17 horas, no Plenário da Casa de Leis.
A palestra será conduzida pelo médico e clínico geral Dr. Alan Carlos Machado Regino. Ele é formado pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) e graduado em farmácia e bioquímica pela Escola de Medicina Santa Casa de Vitória (ES). Também possui especialização em medicamentos - farmacologia - pela UFES.
A palestra é o resultado de um requerimento verbal apresentado pela vereadora Fatima Coelho ( PSC) à Casa de Leis para realização do evento.
O evento é aberto ao público
Nota de pesar - José Valdenor Sobrinho
De acordo com informações dos familiares, ele lutava contra o câncer de próstata e chegou a falecer na manhã deste domingo, 27 de outubro.
Sr. Valdenor chegou em Guaraí no ano de 1954, sendo um dos pioneiros da história do município. Era casado com Maria Amélia Pereira Sobrinho.
O velório acontece em sua residência, na Rua Presidente Dutra, nº 1140. O sepultamento está previsto para acontecer às 17 horas desta segunda-feira, 28, no Cemitério Municipal de Guaraí.
Neste momento de dor, os vereadores guaraienses se solidarizam com familiares e amigos do do Sr. Valdenor, na certeza de que Deus confortará a todos por tão grande perda.
Saboinha Junior
Agenda Cidadã: Governança e Tecnologia – desafios e oportunidades
A Câmara Municipal de Guaraí foi sede do 4º encontro do projeto Agenda Cidadã com o tema: “Governança e Tecnologia – desafios e oportunidades”. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quinta-feira, 24.
Os vereadores de Guaraí participaram das capacitações, palestras e receberam orientações sobre as ferramentas tecnológicas de apoio e fiscalização das gestões e contas públicas. “A Câmara Municipal sempre estará apoiando ações que visam a eficiência da gestão pública. Nós vereadores temos a missão de acompanhar de perto essas inovações e cobrar dos gestores a forma certa de administrar”, disse o presidente da Casa de Leis, vereador Saboinha Júnior.
Além do presidente participaram os vereadores: Walter Medeiros (PSD), Mikéias Feitosa (PL), Donizeth Medeiros ( PODEMOS) Fatima Coelho (PSC).
Palestras e capacitações
O Agenda Cidadã promoveu mais de dez palestras dinâmicas com diversos temas, entre elas: Acompanhamento da Gestão; Integração dos Sicaps; Sicap – Atos de Pessoal; Plano de Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Portal da Transparência; Fundamentos do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público; e Ouvidoria - canal de comunicação com a sociedade.
Os técnicos do Tribunal de Contas estiveram à disposição nas carretas para promover a capacitação sobre o – Licitações, Contratos e Obras. Também foram ofertados atendimentos para a atualização do Cadun – Cadastro Único Das Unidades Gestoras e Ouvidoria.
Vereadores apresentam moção de aplauso para ex-prefeito, professora e lideranças
O vereador Gleidson Bueno (MDB) aclamou aplausos ao centenário do ex-prefeito de Guaraí, Carlos Silveira Bueno, conhecido popularmente como “Carlitão”, na Câmara Municipal de Guaraí, na sessão desta terça-feira, 22.
A homenagem foi realizada em decorrer do aniversário de 100 anos do político no domingo, 20. Os parlamentares presentes aproveitaram para compartilhar as vivências com o ex-prefeito, destacando suas qualidades e benfeitorias da vida pública.
Considerado um dos melhores gestores municipais que a cidade já conheceu, Carlitão nasceu em 1919 e foi prefeito entre 1982 a 1988 e 1993 a 1996. Além dos dois mandatos, ainda ocupou o cargo de vice-prefeito na gestão do Padre Milton (PT) de 2005 a 2008.
”Sua história está ligada ao desenvolvimento do município, temos que agradecer a ele pelo legado e os ensinamentos deixados como gestor”, diz Gleidson Bueno.
Professora Itamara
O vereador Enival Peres (PSD) também apresentou uma moção de aplausos à professora Itamara da Costa Castro, pelos trabalhos prestados na educação municipal, em vista de sua aposentadoria. Peres destacou a “garra, determinação e presteza” da educadora “que sempre se dedicou a função como profissional do serviço público, que exerceu com responsabilidade e amor à profissão”, segundo o vereador.
Gercival Lopes (Republicano) já foi aluno de Itamara e destacou a dedicação, responsabilidade e preparo da servidora pública.
Liderança comunitária
Aproveitando o clima de homenagens, o vereador Davi Rocha (PDT) apresentou pedido de moção de aplausos ao jovem Lucas Ford e sua esposa Thaynara Dias, idealizadores do Projeto Resgate. Há mais de cinco anos o casal vem desenvolvendo o trabalho social em prol da comunidade do Setor Pestana. A ação tem como objetivo diminuir a criminalidade no município através de ações solidárias que ajudam crianças e adolescentes da região.
Refis 2019: Lei favorece o contribuinte com a regularização de seus tributos
Foi aprovado na Sessão da Câmara Municipal de Guaraí desta terça-feira, 22, o Projeto de Lei Complementar nº 027/2019 que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis - 2019). Agora o contribuinte poderá parcelar em até 6x seus débitos e ainda com descontos em juros e multas. A medida visa incentivar a população guaraiense a regularizar seus tributos e viabilizar o incremento da receita do município.
Em agosto deste ano, o vereador Saboinha Júnior propôs à Casa de Leis o REFIS a respeito do parcelamento de dívidas do contribuinte com a receita municipal. O Executivo deliberou como Projeto de Lei Complementar que, após duas votações, foi aprovado em unanimidade. Basta a sanção da Prefeitura para que entre em vigor e as pessoas possam usufruir dos benefícios da lei.
Para o autor do projeto, Saboinha Júnior, em breve já estará disponível para que o cidadão procure a Fazenda Municipal de Guaraí para “regularizar os seus débitos, contribuir para a melhoria do município e ficar em dia”, comenta.
Regularização de espaços públicos para comércio
O Projeto de Lei Complementar 028/2019 do executivo municipal de Guaraí foi analisado por membros da comissão responsável nesta quarta-feira, 16, na Câmara de Vereadores da cidade.
Ainda em agosto deste ano, o vereador Saboinha Júnior propôs à Casa o projeto que visa regularizar o espaço público para a utilização de quiosques mobiliários urbanos e trailers, por exemplo. Coube a Comissão de Transporte, Tecnologia, Informática, Obras Públicas, Urbanismo, Serviço Público e Atividades Privadas da Câmara de Guaraí analisar a aplicabilidade que foi discutida como favorável.
A reunião foi composta pelo presidente da comissão, o vereador Tarcísio Ramos (PSB), o relator da matéria, Donizeth Medeiros (PODEMOS) e o assessor jurídico da Casa de Leis, Jhuan Macedo.
Para o presidente da comissão responsável, estabelecer esses critérios e regras especiais trará benefícios para os interessados na utilização da área pública. Destacou que a prioridade é ter total transparência.
Já o relator Donizeth Medeiros, aponta que a matéria é reivindicação antiga da comunidade e que esta regularização, além de constitucional, visa atender os pedidos dos cidadãos que pretendem participar do processo licitatório e de uso. O que poderá gerar mais empregos diretos e movimento da economia municipal, tudo dentro da legalidade e de forma constitucional.
Redução de taxas para os feirantes de Guaraí
Vereador Enival Peres apresentou emenda ao Projeto de Lei 029/2019, que visa beneficiar os feirantes em Guaraí
Uma emenda modificativa de autoria do vereador Enival Peres (PSD), ao Projeto de Lei 029/2019, visa beneficiar os feirantes em Guaraí. A proposta busca redução da Unidade Fiscal de Referência de Guaraí (UFIG) imposto pelo Poder Executivo.
De acordo com a justificativa, os feirantes que trabalham às quartas e domingos deverão pagar 9 (UFIG), já os feirantes com bancas fixas (semana toda) deverão pagar 18 UFIG.
A medida apresenta uma modificação no Código Tributário. “Para os feirantes manterem suas atividades na Feira Municipal, eles necessitam de valores justos para alvarás e licenças”, justificou o autor da emenda, vereador Enival Peres.
O presidente da Câmara Municipal, Saboinha Júnior, parabenizou o vereador Enival Peres pela proposta de emenda em defesa dos feirantes. "Além de ter zelo pelos feirantes está tendo zelo pelos parlamentares. Esta emenda é o desejo de todos nós parlamentares, o de contemplar os produtores rurais, pois são eles que impulsionam a agricultura familiar no nosso município”, apoiou
Atendimento privativo para vítimas de violência sexual
O vereador Gleidson Bueno (MDB) apresentou na sessão desta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Guarai, o Projeto de Lei complementar 021/2019, que institui o atendimento preferencial e prioritário na rede municipal de saúde, para apoio psicológico às vítimas de violência sexual, doméstica e assédio moral.
De acordo com o projeto, o acolhimento da pessoa em situação prevista nesta lei deve ter atendimento privativo, diferenciando-se da tradicional triagem. O acolhimento representa a primeira etapa do atendimento e nele são fundamentais: ética, privacidade, confidencialidade e sigilo.
“O paciente, em qualquer um dos casos, é uma vítima fragilizada. Tem medo, vergonha, se sente culpada e muitas vezes esses sentimentos faz com que ela não procure ajuda especializada, até pelas dificuldades de acesso aos serviços de psicoterapia” justificou Gleidson Bueno, autor do projeto.
Segundo a proposta de lei, o atendimento preferencial consiste no acolhimento psicológico, de forma prioritária e imediata para pessoas que se enquadram nos artigos da lei apresentada.
Caso a proposta seja aprovada, para usufruir dos direitos, as vítimas deverão apresentar o boletim de ocorrência registrando notícia crime dos fatos.
“Recebemos com entusiasmo este projeto, com a certeza de todo o apoio possível desta Casa de Leis para aprovação. Agora vamos dar andamento nos trâmites legais”, frisou o presidente da Câmara Municipal, Saboinha Júnior.
A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal (CCJ) e deve começar a tramitar na Casa.
CÓDIGO TRIBUTÁRIO EM DISCUSSÃO
A Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Fiscalização e Controle se reuniu na manhã desta segunda-feira, 14, na Câmara Municipal de Guaraí, para tratar do Projeto de Lei Complementar nº 029/2019, enviado pelo Poder Executivo. O projeto prevê alterações no Código Tributário Municipal, especificamente, no anexo 03 da tabela 01 mudando e incluindo itens.
O encontro atendeu a convocação do presidente da comissão, vereador Gercival Lopes (Republicanos). Diante dos argumentos sobre as mudanças propostas pelo Executivo, uma das alterações mais debatidas propõe descontos para alvarás e licenças de estabelecimentos comerciais.
A maior dificuldade em aprovar às alterações, disse o presidente, está na quantidade de emendas que o projeto vem sofrendo ao longo dos anos. Ele pregou cautela para que não ocorram possíveis injustiças.
“Se tornou uma colcha de retalhos, até o Executivo terá dificuldade na sua aplicabilidade. Queremos atender melhorias e benefícios para os contribuintes. Vamos avançar com os estudos e só depois votar com a consciência tranquila de que estamos fazendo o certo”, justificou o presidente da comissão, Gercival Lopes.
Já o relator Mikéias Feitosa mostrou preocupação e pediu urgência na aprovação. “O mais rápido possível para não prejudicar o contribuinte. Dentro das mudanças propostas, caso demore aprovar, pode prejudicar a emissão de alvarás e licenças com descontos. Agilizar para o que o contribuinte receba os descontos ainda em 2019.
A reunião da comissão contou com a participação do vereador Enival Peres. Ele defendeu a diminuição da Unidade Fiscal de Referência Municipal (UFIG) - cobradas para calcular impostos como o IPTU e alvarás concedidos aos comerciantes municipais.
Sessão Plenária (quinta-feira, 10 de outubro)
Na sessão desta quinta-feira, 10, os vereadores apresentaram diversas demandas e soluções para a população, principalmente da área da saúde. Requerimentos, indicações e reivindicações foram pautas que geraram debates. A sessão iniciou às 9 e se estendeu até às 13 horas.
A vereadora Fátima Coelho fez um requerimento verbal, em apoio à Campanha Outubro Rosa, com uma proposta de palestra para conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Os parlamentares abordaram o assunto cobrando do Poder Executivo investimentos físicos para prevenção contra o câncer de mama. Eles cobraram a aquisição, terceirização ou até um consórcio entre municípios, para um aparelho de mamografia em Guaraí.
A sessão contou com a presença dos agentes comunitários de saúde do município, que na ocasião reivindicaram melhorias e condições de trabalho para a categoria. Eles cobraram uniformes e denunciaram o atraso com o pagamento do incentivo (14º salário) concedido pelo governo federal e que, de acordo com a categoria, foi retido oito meses pelo Poder Executivo e pago somente em agosto.
De autoria do vereador Donizeth Medeiros, o prefeito do município de Tabocão, Wagner Teixeira, foi agraciado com uma Moção de aplausos. A iniciativa partiu em reconhecimento aos trabalhos realizados pelo gestor da cidade vizinha.
O vereador Donizeth Medeiros também apresentou requerimento para realização de Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.
Outro requerimento verbal foi o do vereador Gleidson Bueno. Ele apresentou cobrando do Poder Executivo a reforma da casa que serve de apoio para o Aeroporto Municipal.
Revitalização e melhoramento da Praça das Mães foi o requerimento verbal apresentado pelo vereador Gercival Lopes. Ele justificou qualidade de lazer e segurança aos frequentadores da praça.
Por fim, o vereador Davi Rocha indicou ao Poder Executivo a construção de um monumento à bíblia, em frente à Primeira Igreja Batista e São Pedro, ao lado da Igreja Católica, na conhecida Praça da Bíblia.
Demandas de servidores da saúde
Os agentes comunitários de saúde do município participaram da sessão na Câmara Municipal de Guaraí nesta quinta-feira, 10, e fizeram diversas reivindicações para a categoria. Eles cobraram condições de trabalho, uniformes e denunciaram o atraso com o pagamento do incentivo concedidopelo governo federal e que, de acordo com a categoria, foi retido pelo Poder Executivo.
“O incentivo (14º salário) não está sendo pago no mês correto. Foi depositado pelo Ministério da Saúde, em dezembro de 2018, mas recebemos apenas em agosto de 2019, depois de muitas cobranças”, cobrou a agentes de saúde Nelcy Mesquita.
A servidora Karla Miranda também usou a tribuna e mostrou insatisfação, pois estão há anos sem uniformes. “Cobram tanto dos agentes de saúde. Nós pagamos até camisetas para campanhas institucionais - Outubro Rosa, Setembro Amarelo - dentre outras”, desabafou.
Os agentes de saúde aproveitaram também para informar que outros profissionais receberam jalecos. “Só médicos, enfermeiros e dentistas foram contemplados com os uniformes, nós agentes de saúde não fomos privilegiados”, argumentou Nelcy Mesquita.
O presidente Saboinha Júnior reforçou que a Casa de Leis nunca deixou de atender às demandas de nenhuma das categorias. Ele lembrou que os profissionais da educação resolveram pendências emergências com o Poder Executivo, por meio dos vereadores. “Além disso, no início de 2019, nós vereadores fomos às unidades de saúde e conversamos diretamente com a população e servidores. Após isso, a gestão municipal tomou providências imediatas para solução dos atendimentos”.
Apoio
Os vereadores Mikéias Feitosa e Fátima Coelho anteciparam informações sobre o processo para aquisição dos uniformes. Eles se comprometeram com a busca de respostas, por parte da gestão da Saúde, com a intenção de alinhar tais demandas e esclarecimento de informações.
Os vereadores Walter Medeiros, Gercival Lopez, Enival Peres, Tarcísio Ramos, Davi Rocha, Bonfim Silva e Gleidson Bueno, também foram em defesa dos agentes comunitários de saúde e sugeriram a convocação da secretária Municipal da Saúde, para explicações das demandas, tanto de servidores e população.
“Não estou batendo de frente com a gestão, apenas estamos cobrando da gestão o que é de direito nosso”, finalizou servidora Nelcy.
PROJETOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO EM 07/10.
Além das Indicações e Requerimentos apresentados na Sessão desta segunda-feira, que foram votadas e aprovadas pelos vereadores, tramita na Casa, Projetos de Leis Ordinárias e Complementares, que já estão com as Comissões Permanentes, para análise e parecer, dentre os quais destacamos:
Projeto de Lei Complementar nº 014/2019 (LDO) Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentarias para o exercício 2020.
Projeto de Lei Complementar n ° 021/19(Código Tributário) está nas comissões para apreciação.
Projeto de Lei Complementar 025/2019 Dispõe sobre a proibição de queimadas nas vias públicas. Indicação ao executivo pelo Vereador Mikéias Feitosa.
Projeto de Lei 027/2019 Institui o Programa de Recuperação Fiscal e parcelamento de dívidas da Fazendo Municipal (REFIS). Indicação do vereador Saboinha Júnior. Projeto está nas comissões.
Projeto de Lei 018/2019 autoriza a contratação temporária, por prazo determinado, para prestar serviços em diversos órgãos da administração direta, durante o exercício de 2019 e 2020.
Projeto de Lei 019/2019 cria o Programa Utilização de Mão de Obra Carcerária (PUMOC) para os que cumprem pena no regime fechado. O vereador Gleidson Bueno (PMDB), sugeriu em plenário, a criação desse Projeto de Lei, ainda em 2017.
Projeto de Lei complementar 028/2019 Dispõe sobre a utilização de áreas públicas para quiosques, mobiliários urbanos, trailers ou similares, no município de Guaraí.
Projeto de Lei Complementar nº 029/2019 de 01 de outubro de 2019. Altera o anexo 03 da tabela 01, intens 2.1, 2.2, 2.3, e 23.5, e inclui os intens 2.4, 22,2 e 23,7 do Código Tributário do Município - CTM, e dá outras providências".
Projeto de Lei Complementar nº 026/2019 de 16 de setembro de 2019. Altera os artigos 17, o parágrafo terceiro do artigo 21 e os anexos I e II da Lei Municipal nº 008/2017 e acrescenta o 6º ao artigo 20, que especifica e dá outras providências.
Desses Projetos/matérias, já entraram em discussão, em, função do caráter de urgência. Todos os projetos que estão sendo apreciado no parlamento guaraiense, está disponível na íntegra através do site da Câmara Municipal de Guaraí, por meio do endereço: http://guarai.to.leg.br.
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÍ INICIA SESSÕES DO MÊS DE OUTUBRO
O presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Saboinha Júnior (PV), apresentou Indicação nº 004/19, na manhã desta segunda-feira, 7, em Sessão Plenária, para que o Poder Executivo tome providências e realize em caráter de urgência reforma e reparos na Feira Coberta do município. A iniciativa atende uma das demandas dos feirantes e da população, que cobram prioridade para os banheiros, teto e corrimão.
"Se faz necessário, pois a feira de Guaraí é um centro comercial. Há uma grande movimentação de pessoas, por isso os feirantes necessitam de uma estrutura física adequada para melhor atendimento das pessoas. É preciso respeitar os feirantes, eles são contribuintes e pagam seus tributos", defendeu o presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior.
Água
Visando garantir os direitos dos consumidores, o vereador Walter Medeiros (PSD) apresentou Indicação nº 005/2019, para que a empresa prestadora dos serviços de abastecimento de água e manutenção da rede de esgoto, BRK Ambiental, instale bloqueadores de ar nos hidrômetros de cada uma das residências em Guaraí, mediante solicitação do consumidor. O parlamentar defendeu que, as despesas com as instalações dos aparelhos, sejam custeadas pela própria concessionária.
“A empresa deve assumir todas as despesas, e que não seja à população que pague a conta dos investimentos nos aparelhos instalados nos hidrômetros. Não podemos aceitar é que o consumidor pague por este ar, como se fosse água”, defendeu o vereador Walter Medeiros.
Mobilidade Urbana
Já o vereador Tarciso Ramos (PSB) sugeriu ao executivo para providenciar pavimentação em ruas nos setores Irany, Canaã e Setor Leste. A necessidade de urgências paras execução destas obras é devido o prejuízo causado aos moradores com a dificuldade de tráfego, principalmente, em dias de chuvas.
Reformas e ampliação
Já o vereador Mikéias Feitosa (PL) fez indicação ao Executivo Municipal para a ampliação do muro da Escola Municipal Luís de Camões, construção de uma praça no Setor Nova Querência e a reforma e ampliação da Escola Municipal Luís de Camões.
A reforma dos banheiros da Horta Comunitária do Setor Aeroporto foi a indicação do Vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS). “Os horticultores merecem todo nosso respeito e devemos dá condições para eles desenvolverem seus trabalhos”, disse o parlamentar.
Moção de aplauso
O vereador Bonfim Silva (DEM) sugeriu à Casa de Leis, que seja enviado aos conselheiros tutelares eleitos, neste domingo, 6, uma moção de aplausos em reconhecimento aos trabalhos que serão desenvolvidos por eles, nos próximos quatro anos em Guaraí.
ORGULHO DE SER TOCANTINENSE
Em cada 05 de Outubro, o coração bate mais forte, celebramos hoje o 31º aniversário do Estado do Tocantins. No coração do Brasil, o Poder Legislativo de Guaraí, deseja força, paz, crescimento, e dias melhores ao Tocantins e aos tocantinense. Feliz Aniversário.
Tribunal de Contas e Câmara Municipal, parceria em prol da informação
Eficiência na administração pública, planejamento estratégico e resgate da confiança da sociedade foram destacados pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Severiano Costandrade, na abertura do projeto TCE + Ação Capacita, que aconteceu nesta sexta-feira, 4, no Plenário da Câmara Municipal de Guaraí.
Os vereadores Gercival Lopes (PRB), Walter Medeiros (PSD), Tarcísio Ramos(PSB), Donizete Medeiros ( PODEMOS), Fatima Coelho (PSC) Davi Rocha(PDT), o vice-presidente Mikéias Feitosa(PL), juntamente com o presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior (PV), puderam acompanhar as orientações da equipe técnica do TCE. Os parlamentares foram munidos de conhecimento sobre atuação dos agentes públicos e suas prestações de contas.
“Somos agentes públicos, eleitos pelo povo, e estamos com os trabalhos legislativos alinhados com o TCE. Esta capacitação está nos apresentando ferramentas e conhecimento para continuarmos com a responsabilidade de fiscalizar, evoluir e alertar sobre a eficiência na administração pública”, aprovou o presidente da Câmara, Saboinha Júnior.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Severiano Costandrade elevou seu discurso ao nível técnico do planejamento, formação, responsabilidade fiscal e transparência. “A percepção que a população tem sobre a política é muito ruim, isso é devido o conhecimento. Precisamos mudar a maneira de governar. Ou mudamos ou vão nos mudar”, alertou o chefe maior e conselheiro do TCE, convidando ainda, todos os agentes públicos para o resgate da confiança com a sociedade. “Governança é confiança, prestação de contas e transparência. Chegou a hora de investir na busca pela confiança da sociedade”.
Também participaram do projeto, o diretor geral da Escola de Contas do TCE Júlio Edistron Secundino, secretários municipais de Guaraí, a prefeita Lires Ferneda, lideranças políticas e agentes públicos de cidades que fazem parte da região Centro-Norte do Tocantins.
SESSÕES PLENÁRIAS AO VIVO
Para ampliar o acesso da população aos trabalhos da Câmara Municipal de Guaraí, inicia nesta segunda-feira, 07, a partir das 09;00 horas, a transmissão ao vivo, pelas redes sociais, das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes, bem como de eventos relevantes realizados no Plenário Zeca Noleto.
Para isso, três câmeras (webcam) serão ligadas à mesa de transmissão, com áudio e imagem de melhor nitidez, se comparado a qualidade dos smartphones. A população poderá acompanhar as transmissões pelas redes sociais da Casa de Leis: camara.municipal.de.guarai (facebook e Youtube).
Transparência
As transmissões ao vivo das sessões contemplarão ainda mais transparência e acesso à informação. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Saboinha Júnior, esse canal vai oferecer mais uma oportunidade para que todos os cidadãos possam acompanhar, se informar e fazer parte deste momento. “Seja pelo computador, celular ou tablet, de onde estiverem”.
As sessões online também estarão disponíveis para quem não conseguiu acompanhar o ao vivo vejam a gravação posteriormente.
OUTUBRO ROSA
Os vereadores da Câmara Municipal de Guaraí, apoiam integralmente essa causa
O movimento, que surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhou âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.
O movimento ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio,
5º Desafio Selo UNICEF
Na manhã desta quarta-feira (02), a vereadora Fatima Coelho (PSC) participou de bate-papo com adolescentes no 5º Desafio Selo Unicef, que aconteceu no Colégio de Tempo Integral Oquerlina Torres, em Guaraí. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
A vereadora Fátima Coelho falou sobre a importância da mulher na política. Ela destacou a conquista do voto feminino, cotas de mulheres na política e sobre a atuação como parlamentar em Guaraí. “O preconceito com as mulheres na política é um dos principais problemas enfrentados por nós mulheres, devemos participar mais, contribuindo com a sociedade e lutando pela causa feminina. Apesar de existir uma cota que exige 30% de mulheres na política, na maioria dos colégios eleitorais, isso não é respeitado. Um exemplo, em Guaraí, temos 11 vereadores e apenas uma mulher”, argumentou a parlamentar, para um público de pouco mais de 30 alunos.
Na ocasião, Fátima contou um pouco do início de sua história com a política. “Em um ambiente predominantemente masculino, no início tive o sentimento de rejeição. Porém, com muita coragem e trabalho prestado a comunidade, conquistei meu espaço “.
O Selo Unicef tem como um dos objetivos incentivar o jovem para participação do processo político, mostrar o poder do voto e as mudanças que podem ser alcançadas com a política.
Vereadores participam do projeto TCE + Ação Capacita
A 5ª edição do projeto TCE + Ação Capacita acontece na Câmara Municipal de Guaraí na próxima sexta-feira, 4, a partir das 8 horas. O projeto é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e é voltado para capacitação de vereadores, que vão receber mais informações sobre planejamento estratégico na gestão pública.
O presidente da Câmara Municipal, Saboinha Júnior, disse que o projeto do TCE é uma boa oportunidade para resultados efetivos das políticas públicas para a sociedade. “Fizemos questão de sediar essa capacitação em Guaraí, pois é de grande importância para os vereadores e população. Quem ganha com tudo isso é a nossa sociedade. Na ocasião vamos receber os vereadores da região Centro-Norte do Tocantins”.
O projeto TCE + Ação Capacita busca aproximar ainda mais o Tribunal de Contas com os vereadores. A capacitação é uma oportunidade para esclarecimentos, dúvidas e saber um pouco mais sobre como funciona o dia a dia da Corte.
Assim como em outras cidades, o presidente do TCE/TO Severiano Costandrade deverá está presente em Guaraí para a solenidade da capacitação.
Gercival Lopes assume a presidência da Comissão de Finanças da Câmara de Guaraí
O vereador Gercival Lopes (PRB) é o novo presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Fiscalização e Controle da Câmara Municipal de Guaraí. Ele assume a função após o afastamento, por escolha pessoal, do vereador Enival Peres (PSD). Ciente de sua responsabilidade, o parlamentar se comprometeu a continuar os trabalhos que a comissão já vinha desenvolvendo dentro dessa legislatura.
Gercival Lopes adiantou que reunirá os integrantes da comissão para intensificar os estudos sobre projetos que já tramitam na Casa de Leis e estão em estudos técnicos, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Código Tributário do Município – uma prioridade pelo impacto sobre as finanças do cidadão contribuinte do munícipio. “Como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, a minha missão será pautada dentro da minha prerrogativa de vereador de zelar pela devida aplicação dos recursos públicos e tributários protegendo sempre o contribuinte municipal”, pontuou o vereador, que também é membro da Comissão de Constituição e Justiça, e relator da Comissão de Educação.
As atribuições da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Fiscalização e Controle são pautadas no zelo em opinar a respeito de vários assuntos, inclusive os de competência de outras Comissões, que contribuem para aumentar ou diminuir despesas como a receita pública e a atividade financeira do município; a fixação de despesas ao chefe do executivo e parlamentares municipais, e sobre o projeto de lei orçamentária, em especial os que disponham sobre analisar a aplicação do orçamento anual, além de analisar as contas anuais da prefeitura.
Nota de pesar – Laurindo Ribeiro Rocha
Foi com enorme tristeza que nós vereadores recebemos a notícia do falecimento do senhor Laurindo Ribeiro Rocha, de 59 anos, ocorrido na noite deste sábado, 14 de setembro, vítima de um infarto fulminante durante evento musical realizado na Praça do Povo, em Guaraí.
Músico talentoso e dedicado, o sanfoneiro Laurindo animava todos com sua alegria. O artista nasceu no município de Itacajá (TO) e se mudou para Guaraí em 1972, cidade onde se dedicou a espalhar alegria por onde passava.
Todos os vereadores de Guaraí deixam suas condolências aos familiares e amigos do senhor Laurindo. Perdemos uma pessoa considerada patrimônio de Guaraí pelos anos dedicados a alegrar diferentes públicos com seu trabalho artístico.
Câmara apoia 7ª Conferência de Assistência Social de Guaraí
A Câmara Municipal de Guaraí apoiou e recebeu a programação da VI Conferência Municipal Democrática Popular de Assistência Social. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Guaraí, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.
Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”, a conferência reuniu 120 pessoas de diferentes segmentos, com destaque para a participação de adolescentes e jovens, pois esta edição promoveu a participação deste público na formulação de programas sociais e seus benefícios.
A conferência buscou analisar, propor e definir ações, e ainda eleger os delegados que irão levar as propostas para a Conferência Estadual.
A diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Denize Maia, acredita que a juventude precisa conhecer os programas sociais e valoriza sua participação nas decisões da gestão pública.
Representante da Câmara de Guaraí na conferência, o vereador Mikéias Feitosa (PL) enfatizou a importância da Casa de Leis, da qual é vice-presidente, nas discussões e na construção da cidadania e das politicas públicas. “Esse debate constrói cidadãos melhores”, pontuou.
Apoio a produtores rurais e mobilidade urbana são destaques em sessão do Legislativo guaraiense
Durante sessão na Câmara de Guaraí, realizada na manhã desta terça-feira, 10, os vereadores aprovaram requerimentos e indicações que visam trazer benfeitorias e atender as demandas da comunidade. As matérias serão encaminhadas para avaliação e atendimento do governo municipal.
Ao abordar a seca que atinge a zona rural do município, o vereador Bonfim (DEM) apresentou requerimento verbal sugerindo ao Poder Executivo a construção de poço artesiano na vila Mirandopólis, conhecida como Lajedo, a ser perfurado na propriedade do médico e produtor rural Carlos Pipa. O parlamentar visitou a comunidade e ouviu relatos de que a falta de água tem comprometido os cuidados com as lavouras e criações, e também os trabalhos domésticos. “Ele [Dr. Carlos] se sentiu sensibilizado com o sofrimento dos moradores da região no tempo da estiagem, atendeu ao meu pedido e cedeu espaço em sua propriedade para escavação de novo poço. Nosso papel nessa Casa é atender a todos”, relatou Bonfim ao ter a proposta aprovada por todos os colegas de parlamento.
Também verbalmente, Tarcísio Ramos (PSB) solicitou que a Prefeitura de Guaraí encaminhe carro-pipa para auxiliar no abastecimento da comunidade rural Tucum, que sofre com o período de estiagem. “A zona rural sofre muito nesse período de estiagem e nós do poder público temos que nos mobilizar para amenizar esse sofrimento. A comunidade do Tucum pede socorro!”, argumentou.
Mobilidade urbana
Além da zona rural, a melhoria da qualidade de vida dos moradores do perímetro urbano foi debatida durante a sessão. Donizeth Medeiros (Podemos) indicou à gestão municipal que trabalhe na melhoria da mobilidade urbana no Setor Pestana, com destaque para o Vale do Amanhecer. O vereador solicitou o bloqueteamento das ruas, como uma das medidas para facilitar a locomoção de pedestres, ciclistas e motoristas. “Me sensibilizo com os moradores daquele bairro, que há anos vem sofrendo com a falta de condições mínimas de se locomoverem”, destacou Donizeth ao frisar que nos períodos de chuva o cidadão sofre com a lama e na seca o problema é a poeira.
Homenagens
Com pedido de realização de sessão solene, para homenagear membros da sociedade guaraiense, a vereadora Fátima Coelho (PSC) propôs à mesa diretora a realização de uma sessão especial para homenagear feirantes, garis e chapas que trabalham no município.
A proposta, aceita pelos parlamentares, também contou com a contribuição do presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior (PV), que sugeriu que a homenagem fosse estendida aos carroceiros, leiteiros, vendedores de chambaril e horticultores. “Para exaltar a importância desses trabalhadores que, além de fomentarem a economia do município, ajudam a construir a história de Guaraí”.
Câmara aprova indicação de Gleidson Bueno que ajudará a reduzir impostos municipais
Preocupados com a crescente alta dos tributos municipais, os parlamentares que integram a Câmara Municipal aprovaram indicação do vereador Gleidson Bueno ao governo municipal para que reduza a Taxa de Unidade Fiscal de Guaraí (UFIG). A medida busca impactar diretamente na diminuição do valor de outros tributos como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o alvará de licença, que são ajustados anualmente tendo a UFIG como valor referencial.
Criada em 2005 pela Lei 008/05 e Decreto de Lei 008/2005, com o valor de R$ 5,25, neste ano a UFIG chegou a R$12,00.
Em sua propositura, o parlamentar sugere que o Executivo encaminhe à Casa de Leis de Guaraí projeto de lei retornando o valor original da UFIG, a partir de 2020.
Para Gleidson Bueno, a redução da taxa será um alento para os contribuintes, que enfrentam dificuldades para quitar seus débitos fiscais devido à crise econômica que assola o país. .
“Mesmo que a medida seja para valer só em 2020, vejo como um remédio ao contribuinte que tanto sofre com uma forte carga tributária em todas as esferas. É nosso papel ajudarmos na esfera municipal”, comentou Donizeth Medeiros (PODEMOS).
Ao citar que Guaraí tem uma das maiores cargas tributária da região e a necessidade de mudanças no Código Tributário Municipal, atualmente em estudo na da Casa de Leis, o vereador Gercival Lopes (PRB) acredita que a redução da UFIG atenderá algumas necessidades do empregador, que é o maior contribuinte do município e ainda gera empregos.
Walter Medeiros (PSD) lembrou que a redução da taxa que serve como valor referencial para outros tributos municipais incentivará a geração de empregos e renda.
Já o presidente da Câmara Municipal de Guaraí reforçou a importância das indicações feitas pelos vereadores. Ele lembrou que no último mês de agosto foram aprovadas indicações ao Executivo municipal sugerindo o prolongamento do prazo para quitação do IPTU e a adoção do Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis). “A Câmara trabalha ouvindo o povo e procuramos sempre pautar assuntos que busquem ir de encontro aos anseios da população”, disse Saboinha Junior (PV).
Projeto que concede gratificação para professores regentes é aprovado na Câmara de Guaraí
Foi aprovado, em última votação, na manhã desta terça-feira, 10, na Câmara Municipal de Guaraí, projeto de lei complementar que institui gratificação aos professores regentes em salas de aula da Educação Infantil e Ensino Fundamental, concursados ou contratados, com 20 e 40 horas aulas semanais.
A matéria vinha sendo discutida desde o último mês de maio entre vereadores, e representante dos servidores municipais da educação e da Prefeitura de Guaraí.
A gratificação busca valorizar os professores que trabalham em sala de aula na educação de crianças e adolescentes.
Agora, o autógrafo do projeto de lei complementar segue para sanção da prefeitura Lires Ferneda (PSDB), que pode conceder gratificação de até 50% sobre o valor do salário do professor.
Caminhada marca o “Setembro Amarelo” em Guaraí
Uma caminhada alusiva ao “Setembro Amarelo”, realizada na manhã desta terça-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, reuniu dezenas de pessoas de diferentes segmentos da comunidade de Guaraí, entre elas, os vereadores Saboinha Junior (PV), Mikéias Feitosa (PR), Walter Medeiros (PSD), Tarciso Ramos (PSB), Fatima Coelho (PSC) e Donizeth Medeiros (PODEMOS).
O objetivo foi sensibilizar a sociedade da importância de discutir sobre suicídio e suas motivações.
Os participantes saíram da Praça da Conciliação e percorreram a Avenida Bernardo Sayão até o Banco da Amazônia.
Representante da organização da caminhada, a defensora pública Luciana Braga enfatizou a importância da campanha de prevenção que pode ajudar a salvar várias vidas.
Ações do documento



